Roteirização e Planejamento da Distribuição

O transporte é na maioria dos casos, o maior custo logístico de uma empresa. E também pode ser a maior fonte de perdas, caso não tratado adequadamente. E por isto, o planejamento da distribuição é hoje, uma das mais importantes atividades de uma empresa, pois se bem realizada, garante a entrega adequada aos clientes, considerando custos, prazos e qualidade.

A roteirização das entregas tem papel fundamental quando se trata de maximizar o aproveitamento dos recursos de transportes, considerando a utilização de softwares com potentes algoritmos de pesquisa operacional, aplicados a uma base cartográfica completa e atualizada, permitindo:

  1. Tratar adequadamente todos os pedidos e cargas a serem distribuídos, ainda que estas sejam totalmente aleatórias e variáveis.
  2. Maximizar a consolidação de cargas, reduzindo a necessidade de transbordo e consolidação em transportadoras.
  3. Identificar precisamente o perfil da frota necessária por tipo de veículo.
  4. Identificar as melhores rotas que permitam redução do tempo e distância, economizando combustível, preservando os recursos naturais.
  5. As melhores rotas sugerem os melhores prazos de entrega, permitindo grandes ganhos no relacionamento e manutenção dos clientes.
  6. Precisão na apuração dos custos envolvidos, sobretudo custos de pedágios, gastos de combustível, etc.
  7. Planejamento detalhado das rotas, permite escolha de caminhos seguros sob o ponto de vista de gerenciamento de risco, eliminando do roteiro, regiões de alta incidência de roubos de carga.
  8. Apóia o rastreamento das cargas, evitando que os veículos se desviem das rotas.
  9. Ajuda na redução dos custos da transportadora, gerando uma relação ganha ganha proporcionando uma forte parceria com foco no atendimento aos clientes.

 A IMAM Consultoria trabalha com diagnósticos e análise de viabilidade de implementação das melhores tecnologias e tem parcerias com as melhores soluções mundiais neste processo.

Clique aqui e solicite mais informações