|
Planejamento e Controle de Estoques
“Os desafios da gestão de estoques para aumento da satisfação dos clientes internos e externos”.
Objetivo
- Fornecer técnicas e conceitos que fundamentam a Administração de Materiais e de Peças.
- Fornecer subsídios para a realização de um planejamento e controle de estoques otimizados.
- Preparar os participantes na gestão com estoques minimizados.
- Reconhecer a interdependência na tomada de decisões na cadeia de abastecimento.
O que será aprendido
- Classificação dos materiais: métodos simplificados, classificação ABC, conceituação e aplicações, definição dos parâmetros utilizados, representação gráfica.
- Custos de renovação dos estoques: custo de aquisição, custo de armazenagem, custo total.
- Lote de compra: método simplificado, influência no estoque médio, lote econômico de compra, conceito e histórico, aplicações, modelo matemático.
- Níveis de estoque: tempo de reposição, estoque de segurança, conceituação, métodos simplificados.
- Métodos de controle de estoque: sistema de máximos e mínimos, sistema de reposição periódica, sistemas visuais.
- Sistemas de gestão: controle estatístico de estoque, a lógica do MRP/ERP, do Kanban e do Just-in-Time, como harmonizar os sistemas clássicos de controle estatístico de estoques em um ambiente integrado (Cadeia Integrada de Abastecimento – Supply Chain).
Benefícios
Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos da Administração de Materiais. Minimizar erros de planejamento. Reduzir tempos de entrega (Lead Time). Viabilizar redução de estoques. Aumentar a Qualidade e Produtividade da área de Administração de Materiais. Minimizar e até eliminar erros de Planejamento e de Suprimentos. Aumentar a motivação do pessoal envolvido no Planejamento e Controle de Estoques.
Quem deve participar
Profissionais das empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços ligados ao planejamento, previsão e controle de materiais. Reciclagem de gerentes e supervisores de Materiais, PPCP, Suprimentos e Compras.
Pré-requisito
Habilidade no uso de calculadora com 4 operações e raiz quadrada e aplicação de fórmulas. Trazer calculadora que opere com raiz quadrada.
Duração:
16 horas em 2 dias
Datas:
13 e 14 de abril de 2012
4 e 5 de julho de 2012
17 e 18 de outubro de 2012
11 e 12 de dezembro de 2012
Valor: R$ 1.620,00 (até 31/05/2012) Três ou mais participantes da mesma empresa (no mesmo curso), desconto de 10%.
* Estão inclusos no preço dos cursos na sede do IMAM: almoço, coffee-break, material didático e certificado de participação.
|