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Abril 2018 Nº330

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Vestido para o sucesso

log-pelo-mundo-300Tradicional empresa de aluguel de trajes de casamento na Europa, o Grupo ACS estava enfrentando um desafio conhecido por muitos negócios que experimentam um rápido crescimento – quando e como fazer um upgrade das instalações do armazém para lidar com a crescente demanda sem interromper as atividades e sem causar a insatisfação do cliente.


A empresa começou suas atividades no início de 1990 como uma cadeia de lojas de moda masculina de sucesso no oeste da Escócia e diversificou as atividades passando a fazer o aluguel de roupas tradicionais escosesas (“Highland Wear”) em uma de suas lojas em Glasgow. Essa atividade se mostrou bem sucedida e o Grupo logo passou a fornecer para outros varejistas na região e acrescentou as roupas formais e uma vasta gama de acessórios à sua linha de produtos. Agora o ACS é o maior grupo de aluguel de roupas de gala na Europa. A sua marca, Cameron Ross, é disponibilizada por uma rede de revendedores.

Tony Burns, Diretor de Operações do ACS, afirma: “O nosso sistema original de separação de pedidos tomava tempo pois os paletós, as calças e os coletes tinham que ser separados manualmente. Os acessórios –– como as camisas, gravatas e sapatos –– também eram separados à mão. À medida que os volumes aumentavam, se tornou muito difícil suportar o alto nível do serviço ao cliente pelo qual o ACS era muito respeitado”.

A automação foi a resposta
A princípio, a empresa pensou em aumentar a área de embalagens, mas o problema era que quanto mais linhas de produto tivesse, mais os operadores tinham que andar para separar um conjunto completo, o que é ineficaz e leva a erros. Por isso, a automação do processo era a única resposta.

“Visitamos vários fornecedores antes de escolher a Dürkopp e seu sistema Adapter Roll de transportadores contínuos aéreos. Outro problema era de timing: os meses mais movimentados para casamentos, bailes de formatura e eventos universitários vão de maio a setembro, portanto não podíamos ter quaisquer interrupções durante esse período. Isso significava que a Dürkopp não poderia iniciar a instalação do sistema aéreo de transportadores contínuos no novo CD, em Lanarkshire, até dezembro, mas eles deveriam terminar em abril do ano seguinte, em tempo para a temporada de pico”, explica Tony.
Agora os clientes podem entrar em uma das lojas, ver e pedir peças de vestuário por meio de um sistema “touch screen” (tela sensível ao toque). Também é possível verificar, em tempo real, se o tamanho e a cor do produto que desejam estão disponíveis, agendar uma prova gratuita e também pedir conjuntos completos para a festa de casamento em um único processo.

Para uma flexibilidade adicional, os clientes também podem navegar pelo site da Cameron Ross onde há uma ferramenta interativa que lhes permite montar o conjunto on-line, misturar e combinar os acessórios de acordo com seu estilo individual.

O sistema Dürkopp permite que a ACS rastreie quaisquer peças de vestuário utilizando a tecnologia RFID. Quando chega um pedido, o WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns) da ACS se comunica com a tecnologia de controle Dürkopp. O sistema da Dürkopp primeiro verifica a disponibilidade do conjunto nos sete estoques dinâmicos – cada um mantém 5.000 itens – utilizando etiquetas RFID para a separação e monitoramento. As peças de vestuário depois são liberadas para a etapa de triagem rápida.

Aqui elas são classificadas automaticamente na sequência dos pedidos dos clientes e se juntam a quaisquer itens que foram separados em outras áreas. O processo ajuda a garantir que o ACS possa satisfazer os pedidos de última hora, que são despachados em entregas no dia seguinte ao revendedor. O sistema também permite que o ACS priorize as peças de vestuário devolvidas para verificar quais precisam ser lavadas primeiro para que o tempo necessário antes de alugar a peça novamente seja significativamente reduzido.

“O investimento em tecnologia significa que agora podemos selecionar até 1.000 conjuntos por hora,” acrescenta Tony. “Além disso, ele tem simplificado o processo de pedidos, pois agora a coordenação das roupas para festas de casamentos não poderia ser mais fácil – mesmo que os padrinhos estejam em Edimburgo, as damas de honra e pajens em Belfast, o pai da noiva em Birmingham e o noivo em Londres!”.

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