DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

CLIQUE AQUI E COMPRE A SUA VERSÃO IMPRESSA DO DICIONÁRIO DA IMAM

357

começando com a letra:

A

  • A BORDO  (ON BOARD)

    Anotação sobre um conhecimento de carga que confirma o embarque da mercadoria no modo de transporte.

  • A SER SOLICITADO  (TO BE CALLED FOR – TBCF)

    Termo utilizado principalmente em entregas parceladas, onde o cliente solicita a entrega quando necessária.

  • A2A – APPLICATION TO APPLICATION  veja APLICATIVO A APLICATIVO

  • A3  

    1. Prática pioneira da Toyota onde problema, análise, ações corretivas e plano de ação são escritos em uma única folha de papel (tamanho A3), normalmente utilizando-se de gráficos e figuras. Na Toyota, os relatórios A3 evoluíram até se tornarem um método padrão de resolução de problemas, relatório de status e exercícios de planejamento como o mapeamento do fluxo de valor. Pode também ser chamado de Relatório A3. 2. A3 é o formato internacional padronizado para uma folha de papel com 297 milímetros de largura e 420 milímetros de comprimento).

  • ABASTECIMENTO DIRETO  (DIRECT SUPPLY)

    É um canal de distribuição com ausência de intermediários entre o produtor e o consumidor, no qual o produtor assume as responsabilidades que normalmente são funções de um intermediário.

  • ABASTECIMENTO INTEGRADO  (INTEGRATED SUPPLY)

    1. É uma aliança ou um compromisso a longo prazo entre duas ou mais organizações com o propósito de atingir negócios específicos através da maximização da eficiência de cada recurso das empresas participantes. O relacionamento é baseado na parceria, confiança, dedicação a objetivos comuns, em um entendimento das expectativas individuais de cada um. 2. Aliança ou compromisso de longo prazo entre duas ou mais empresas com o propósito de atingir objetivos de negócios específicos através da maximização da eficiência dos recursos de cada participante. O relacionamento é baseado na confiança, dedicação aos objetivos comuns e um entendimento das expectativas e valores individuais de cada um.

  • ABATIMENTO  (ALLOWANCE)

    Dedução do peso ou valor de produtos.

  • ABB – ACTIVITY BASED BUDGETING  veja ORÇAMENTO BASEADO NA ATIVIDADE

  • ABC CLASSIFICATION  veja CLASSIFICAÇÃO ABC

  • ABC – ACTIVITY BASED COSTING  veja CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES

Página 1 de 36

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA

A revista LOGÍSTICA destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.