DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

18

começando com a letra:

K

  • Kaikaku  INOVAÇÃO

    Palavra japonesa que significa melhoria radical e revolucionária de um fluxo de valor a fim de rapidamente se criar mais valor com menor perda.

  • KAIZEN  MELHORIA CONTÍNUA

    Palavra japonesa que significa melhorias contínuas. Constantes aperfeiçoamentos em todas as atividades, processo e recursos.

  • KANBAN  CARTÃO, PLACA ou REGISTRO VISUAL

    Kanban é uma palavra japonesa para registro visível ou controle por cartão. O princípio desse sistema é baseado no fato de que materiais são movidos em recipientes (contentores), com seus movimentos controlados por Kanbans (cartões), que são postos nos recipientes de forma visível. Em geral, os Kanbans são cartões de plástico que contêm uma descrição do material contido no recipiente, a quantidade, a origem e o destino dos movimentos e qualquer outra informação relevante. Trata-se de um sistema de “puxar” no qual os centros de trabalho sinalizam com um cartão.

  • KANBAN CARD  veja CARTÃO KANBAN

  • KANBAN CHAIN  veja CADEIA KANBAN

  • Kanban de MOVIMENTAÇÃO  (MOVE CARD)

    No contexto de “Just-In-Time”, um cartão ou outro sinal indicando que um número específico de unidades de um item em particular deve ser retirado de uma fonte (normalmente um ponto de estoque de saída) e levados até um ponto de uso (normalmente um ponto de estoque de entrada). Ele autoriza a movimentação de um item (SKU) entre um único par de centros de trabalho. O cartão circula entre o ponto de estoque de saída do centro de trabalho de abastecimento e o ponto de estoque do centro de trabalho usuário.

  • KANBAN SYSTEM  veja SISTEMA KANBAN

  • KEIRETSU  

    Forma de relação corporativa entre as empresas no Japão onde as empresas em boa parte permanecem independentes legal e economicamente, mesmo que elas trabalhem estreitamente de várias formas tais como, na obtenção de suprimentos e apoio financeiro exclusivos. Um membro de um keiretsu geralmente possui uma quantidade limitada de ações nas empresas membros. Um keiretsu geralmente se forma em torno de um banco e uma empresa mercantil internacional, porém existem keiretsus de “distribuição” (cadeia de abastecimento) ligando empresas de fornecedores de matéria-prima aos varejistas.

  • KEY MEASUREMENT  veja MEDIÇÃO-CHAVE

  • KEY PERFORMANCE INDICATOR (KPI)  veja INDICADOR CHAVE DE DESEMPENHO

Página 1 de 2

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA

A revista LOGÍSTICA destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.