DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

110

começando com a letra:

V

  • VAGÃO  (WAGON)

    Elemento de uma composição ferroviária, capaz de conter diferentes formas um produto para transporte, podendo também ser adaptado para o transporte de pessoas.

  • VAGÃO ABERTO  (POCKET WAGON)

    Vagão de uso ferroviário construído em uma plataforma sobre trilhos com cavidades para transportar cargas com dimensões maiores que as medidas dos vagões padrões.

  • VAGÃO MULTI-TRANSPORTE  (MULTIFRET WAGON)

    Vagão ferroviário, com plataforma baixa, utilizado para o carregar cargas em unidades de transporte (ex.: carretas) em serviço/operação intermodal.

  • VAGÃO REBAIXADO  (LOW LOADER WAGON)

    Vagão ferroviário com piso de carga rebaixado em relação à altura padrão de 1175 mm do trilho, capaz de carregar unidades de transporte intermodal mais altas, respeitando contudo o padrão ferroviário da linha.

  • VAGÃO ULTRA-REBAIXADO  (ULTRA LOW LOADER WAGON)

    Vagão ferroviário com piso de carga a cerca de 300 mm do trilho. Utilizado para o transporte combinado rodo-ferroviário acompanhado.

  • Validadção do processo  (PROCESS VALIDATION)

    Um programa documentado que fornece alto grau de garantia de que um processo específico irá produzir consistentemente um produto que atenda as suas especificações pré-determinadas e seus atributos de qualidade.

  • VALOR  (VALUE)

    O ponto em que um produto ou serviço alcança as necessidades ou os desejos do cliente, medido em termos de sua capacidade para comandar o preço a ele atribuído. É aquilo que o cliente acha justo pagar. Em Análise do Valor, valor é o menor custo atribuído a um produto ou serviço que deverá possuir a qualidade necessária para atingir a função desejada.

  • VALOR AGREGADO  (ADDED VALUE)

    Termo em que cada função de produção ou distribuição dos produtos deve possuir valor agregado na forma de tempo de agregação ou utilidades de várias atividades. Em termos de manufatura, é o aumento real na utilidade de um item do ponto de vista do cliente à medida que um item é transformado de matéria-prima a produto acabado. É a contribuição de operações ou de uma fábrica para a utilidade final e valor de um produto do ponto de vista do cliente. Deve-se eliminar todas as atividades que não agreguem valor na produção e entrega de um produto ou serviço.

  • VALOR DECLARADO  (DECLARED VALUE)

    Valor declarado da carga assumido pelo embarcador.

  • VALOR DO SERVIÇO  (VALUE OF SERVICE)

    Na precificação dos transportes é a prática de cobrar na base no qual o tráfego irá acontecer, de modo oposto à precificação de acordo com o custo de serviço para um produto específico.

Página 1 de 11

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA e SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.