CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

ERP consolida informações de CDs

erp-consolida-informacoesA Rede Âncora Brasil, associação de comerciantes de autopeças, implantou o ERP (“enterprise resource planning”, planejamento do recurso empresarial) da Benner em seus 16 centros de distribuição espalhados pelo Brasil.

A ideia com a implantação, que ocorreu entre setembro de 2013 e junho de 2014, era padronizar os processos e consolidar as informações provenientes de todos os CDs.
A Rede Âncora atua na distribuição de produtos e serviços no mercado de reposição automotiva, viabilizando, por meio da centralização das compras, uma diminuição de custos e ampliação dos benefícios proporcionados aos seus associados, tornando-os mais competitivos.
O projeto finalizado em junho de 2014 atendeu às expectativas, principalmente levando-se em consideração a complexidade da operação: são 750 lojas associadas, que oferecem mais de 148 mil itens, entre peças e acessórios, além de algumas unidades contar com centros de serviços. Após o mapeamento de todos os processos, a Benner customizou a ferramenta para atender as necessidades específicas da Rede Âncora.
Antes da implementação do ERP Benner os dados não eram acessados de forma consolidada. Cada um dos CDs contava com um sistema de gestão independente. Hoje é possível ter um panorama geral de cada unidade e a extração de dados ocorre em tempo real para planejamento. Outro aspecto importante e inovador diz respeito à segurança fiscal e tributária, pois o próprio sistema audita todas as informações quando inseridas. Um acompanhamento das metas de compras e vendas é feito de forma totalmente integrada e o controle de estoques com leitores de código de barras, tanto na entrada como saída das mercadorias, garante a entrega do item certo.
Além da visão consolidada, cada um dos estados pode fazer uma gestão local de todos os seus processos. O ERP dá autonomia para que as respectivas diretorias dos CDs acompanhem e definam os seus próprios resultados. É possível ver como está a expansão da rede, quanto foi vendido em determinado período, os percentuais de crescimento, os estoques e o seu próprio capital.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.