NOTÍCIAS

Guindaste gigante é montado para instalar lança do novo shiploader

destaque IMG 5988

Um dos quatro novos shiploaders do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá fica pronto no final de dezembro. O equipamento está com a parte elétrica bastante adiantada e já recebeu a lança, componente que avança sobre o porão do navio para o carregamento dos grãos. Os próximos passos serão a conexão à estrutura já existente no cais, que inclui correias transportadoras e ligações elétricas.

A estrutura montada esta semana em frente ao berço 213 para a instalação da lança do equipamento chamou a atenção dos trabalhadores do cais. Para conseguir içar a peça – que pesa mais de 52 toneladas e mede 45 metros de comprimento, tem seis metros de largura máxima e 3,15 de altura – foi preciso reforço.

 

“As empresas contratadas para a construção e montagem dos novos shiploaders utilizaram um Guindaste Liebherr LR 1750, com lança de 77 metros e capacidade para levantar até 750 toneladas. Durante quase um mês, engenheiros, projetistas e técnicos da segurança no trabalho fizeram os cálculos para que a operação fosse perfeita”, afirma o diretor de Engenharia e Manutenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paulinho Dalmaz.

 

Além do peso do próprio equipamento (576 toneladas) e da peça, foi preciso calcular a área que a lança ocuparia ao ser girada – mais de 60 metros de raio. A área foi isolada e as atividades comuns no local, como a limpeza, circulação de trabalhadores e o fluxo de máquinas, foram interrompidas. O içamento da lança do novo shiploader levou cerca de uma hora para ser concluído.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.