CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Tecon Rio Grande fecha maior embarque de soja do terminal

Tecon Rio GrandeComo parte da meta de atração de cargas agrícolas e de se projetar como alternativa para a exportação de grãos no Brasil, o Terminal de Contêineres de Rio Grande (RS) vai escoar cerca de 7.700 toneladas de soja, totalizando 275 contêineres, nesse segundo trimestre de 2015. Esse será o maior embarque da commodity na história do Tecon, operado pelo Grupo Wilson Sons há 18 anos.

Os embarques começaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada para a Shangai, na China.

A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga solta, porém a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e clientes no exterior. “O transporte via contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas”, elenca Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande.

O embarque desses 275 contêineres de soja é um dos marcos na atração de cargas agrícolas pelo terminal neste ano. Pela primeira vez, 3.000 toneladas de trigo ração foram escodas para o Vietnã, com conclusão da operação em abril.

Para essas movimentações, o Tecon Rio Grande firmou uma parceria com a Gomes e Marques, responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e transporte dos grãos até o terminal. Já a empresa Tradeagro ficou a cargo pela comercialização com os clientes finais no país do Sudeste Asiático.

Em fevereiro, o terminal também desenvolveu um projeto piloto inédito para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser embarcada regularmente para a Alemanha. “O Tecon Rio Grande vem fazendo esforços comerciais e de inteligência de mercado para se projetar como uma terceira via no país para o embarque de cargas agrícolas em contêineres, em alternativa a Santos e Paranaguá. Essas soluções reforçam a busca de alternativas logísticas acessíveis para nossos clientes e para a economia do Rio Grande do Sul”, ressalta Rios.

Além das cargas agrícolas, o Tecon Rio Grande também quer desenvolver o mercado, ainda incipiente, de importação de fertilizantes via contêineres. O consumo da commodity no Brasil ainda é extremamente dependente do mercado externo.

Transportado em contêineres, o fertilizante chegaria ensacado ao terminal, pronto para ser vendido diretamente ao consumidor em quantidades menores para a sua necessidade.

O início do projeto piloto para a carga está previsto ainda para 2015, com potenciais clientes já prospectados no Sul do país.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.