CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Laquila adota WMS para melhorar gestão logística

laquila-wms-inoveA Laquila, importadora e distribuidora de peças e acessórios do segmento de duas rodas, implantou um sistema de WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns) da Inove Tecnologia em seus CDs.


O objetivo era, em primeiro lugar, melhorar o sistema de gestão de seu armazém. Além disso, a ferramenta possui interface com o ERP (“Enterprise Resource Planning”, planejamento do recurso empresarial) existente, eliminando processos manuais e garantindo maior confiabilidade à operação.

Com dois centros de distribuição, um no Paraná e um no Ceará, a empresa investiu R$ 245 mil em dois anos para implantar e personalizar o sistema, a fim de maximizar o uso do espaço dos armazéns, aumentar a produtividade e qualidade do serviço, e ainda, garantir mais agilidade e a eficiência operacional.

Funções

O WMS, que foi personalizada para a empresa, contribuiu para um ganho de 30% no tempo dos processos, como separação, conferência e expedição. Mas, em relação ao controle e precisão, a empresa ganhou em 100%. “Com o sistema, conseguimos eliminar o erro humano de contagem ou erro na separação do produto, por exemplo. A partir de agora, tudo é separado e conferido por meio do leitor de código de barras interligado ao sistema ERP”, explica o gerente de logística, Jean Badelhuk.

Nas funções do WMS utiliza-se tecnologias de Auto ID Data Capture como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio, que monitoram eficientemente o fluxo dos produtos. Um exemplo disso é a fabricação dos capacetes da marca própria Motosky. São fixados nas peças o selo do INMETRO que é transformado em um código de barras sincronizado ao sistema WMS. “Com o selo é possível controlar a logística, garantir a qualidade e segurança do produto, mas também, nos ajuda localizar todo seu histórico de fabricação”, conta o gerente de produção, Gilberto de Oliveira.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.