CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

ERP gerencia operação na Tabocão

sankhya-erp-transportadoraVisando ampliar o escopo de serviços, a Transportadora Tabocão, empresa do grupo Petróleo Tabocão, está investindo em ações para garantir a conquista da certificação ISO 9001 prevista para este ano.

Entre as iniciativas adotadas pela empresa, está o investimento em um ERP (“enterprise resource planning”, planejamento do recurso empresarial).

A solução escolhida foi a da Sankhya, desenvolvedora de sistemas de gestão para médias e grandes empresas. Na avaliação de Francismar Oliveira, gerente de projetos do Grupo, a implementação foi o ponto essencial para que a empresa pudesse dar início ao processo que envolve a conquista da certificação ISO. “A certificação requer procedimentos rigorosos e o controle preciso das informações do negócio. Neste sentido, o sistema da Sankhya foi fundamental para conseguirmos cumprir com essas exigências”, explica. A partir da certificação da Transportadora, o grupo estará apto a aumentar o escopo de serviços e atender, além das suas próprias empresas, as distribuidoras de combustíveis ligadas a grupos externos.

O controle do tráfego, manutenção e inspeção da frota de veículos, folgas, horas extras, e viagens realizadas pelos motoristas, foram alguns dos desafios que a empresa conseguiu solucionar com a implantação do sistema. “A maior parte dessas informações eram controladas com uma solução desenvolvida internamente, que utilizava planilhas de forma desconcentrada e manual. No sistema Sankhya conseguimos criar rotinas de forma personalizada, de acordo com as necessidades específicas que nosso negócio requer”.

Além de mais confiança nas informações, o novo modelo de gestão de negócios proporcionado pelo ERP possibilitou mais agilidade nos processos e nas tomadas de decisões, já que a solução integra as informações de diferentes setores em um único local, e com acesso pela web. “Isso diminuiu o retrabalho e reduz as chances de erros gerados pela ação humana”, comenta o executivo.

De acordo com Oliveira, também foi possível reduzir custos. “Criamos um ranking de desempenho que premia os motoristas que apresentam bons resultados de performance. Com a gestão mais apurada proporcionada pelo sistema Sankhya, podemos controlar em tempo real as informações desse ranking, de forma atualizada e on line. Com isso, um dos resultados mais relevantes que obtivemos foram a diminuição das infrações cometidas e do consumo de combustível”, revela.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.