CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Automação na movimentação e alimentação de linhas de montagem na BMW

bmw-logistica-futuroO BMW Group tem investido em novas tecnologias para que sua operação logística se torne cada vez mais integrada.

Seguindo o conceito de cadeia de suprimentos em rede, a empresa tem adotado soluções tecnológicas visando o armazém do futuro, como óculos de realidade aumentada, veículos autônomos e distribuição conectada.

A empresa testa, em sua fábrica de Wackersdorf, na Alemanha, uma frota inicial de dez Smart Transport Robots (STR) autônomos, que irão transportar componentes. A principal novidade é que o robô de transporte auto-motriz não precisa de loops de indução montados no chão para a navegação, move-se livremente através da sala de logística, alimentado de forma sustentável por baterias pré-usadas do BMW i3 e é capaz de transportar contêineres pesando até 500 kg.

Além disso, trens tugger autônomos estão sendo pilotados nos salões da fábrica da BMW em Dingolfing. Os trens são utilizados para fornecer logística de montagem - especialmente para distâncias maiores entre armazéns individuais e áreas de montagem.

Por fim, outra tecnologia m teste são os óculos de dados de realidade aumentada utilizados pela equipe de funcionários da logística, que sinalizam à pessoa que classifica as peças onde encontrar o item solicitado e onde colocá-lo. Em outro cenário, o uso de óculos de dados vai ainda mais longe: a parte para classificação é visualmente registrada pelos óculos de dados e é submetida a uma verificação de qualidade ótica. Em paralelo, as informações de imagem são comparadas em segundo plano com um banco de dados previamente compilado. Dentro de alguns milissegundos, o sistema relata se o componente é impecável. Usando a inteligência artificial, os óculos de dados são capazes de reconhecer diferentes tipos de defeitos de forma independente.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.