Agenda

Notícias > Agenda

Regulamentação para amarração de carga é tema de curso do IMAM

curso-amarracao-carga-regulamentacaoAlgumas legislações importantes entram em vigor a partir de janeiro de 2017, envolvendo o transporte de cargas e comércio exterior, que terão impacto direto no setor logístico.

A primeira delas é uma resolução do Contran e refere-se a amarração de cargas. A partir de 1º de janeiro será proibido, entre outras coisas, a utilização de cordas para amarração, sendo substituídas por cintas, correntes ou cabos de aço, visando maior segurança nas estradas e evitando que a carga se solte do veículo.

A resolução foi publicada pelo Contran inicialmente em setembro passado. A partir no próximo ano as cordas só serão permitidas para a fixação da lona de cobertura, quando exigível. A resolução proíbe também a utilização de dispositivos de amarração em pontos constituídos de madeira ou, mesmo sendo metálicos, que estejam fixados na parte de madeira da carroceria.

A segunda mudança é referente ao comércio exterior. A IMO, sigla em inglês para a Organização Marítima Internacional, órgão da ONU responsável pela regulamentação do transporte marítimo internacional, criou novas regras para o transporte de mercadorias. Com isso o exportador se torna responsável por informar o peso exato do contêiner e a carga antes de seu embarque. Essa declaração deve ser feita por meio do Verified Gross Mass (VGM). Assim, somente são embarcados contêineres cujo peso bruto total tenha sido fisicamente verificado e atestado.

Para discorrer sobre o assunto e esclarecer dúvidas sobre as regulamentações, o IMAM irá realizar, no dia 17 de janeiro em São Paulo (SP) um curso com dois experts no assunto. O engenheiro Rubem Penteado de Melo, da Transtech, colaborou na elaboração do texto da regulamentação sobre o peso de contêineres e poderá explicar como se adequar a nova realidade, bem como a importância da regulamentação.

Já Egídio Melotto, também engenheiro, já escreveu um livro sobre amarração de carga, além de ser o general manager da Cordstrap, empresa especializada no tema.
Para maiores informações acesse o site do IMAM ou entre em contato pelo telefone (11) 5575-1400

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.