CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

 

 

warehousedispDispensadores automáticos em almoxarifados asseguram 100% de qualidade no controle de entrada, saída, saldo e localização

O segundo artigo da série de hardwares na logística apresenta uma solução de automação que tem ganhado cada vez mais espaço nas operações que demandam alto grau de acurácia de quantidade e localização. 

 

Muito utilizados no controle de medicamentos em hospitais, os dispensadores automáticos ganharam espaço na gestão de ferramentas em almoxarifados. 

 

Quem vê pela primeira vez a solução imagina estar diante de um armário automatizado como aqueles que existem nos diversos parques temáticos da Disney, utilizados pelos visitantes para guardar temporariamente seus pertences.

 

O conceito por trás da automação é o mesmo, mas os ATDs (“automatic tool dispenser”, dispensadores automáticos de ferramentas), como estão sendo chamados, são mais do que simples armários automatizados. 

 

Por trás dessas soluções encontra- se um sistema integrado de gestão que pode ser aplicado a todos os materiais que demandam controle rígido de entrada, saída, saldo e localização.

 

Just-in-time


A Federal Mogul por exemplo, um fornecedor de autopeças, decidiu investir em um sistema ATD em sua unidade de Greensburg, nos Estados Unidos, para atender suas necessidades de controle de insertos de carbono e ferramentas de diamante. Nesse caso, uma pequena variação na acurácia de saldo desses materiais representa grande impacto financeiro.

 

O gerente de compras da unidade, Dan Schwendenmann, destaca que a implementação do dispensador reduziu o tempo de atendimento às necessidades da produção, melhorou o controle de saldo dos componentes e facilitou o lançamento de custos de produção.

 

Segundo um dos fornecedores do ATD, a Vertex Technologies, o dispensador está sendo atualmente utilizado para os mais variados itens de almoxarifado, tais como: ferramentas de corte, itens de manutenção, etc. Os operadores separam os itens do ATD a partir de um código de acesso e informam a ordem de serviço, o equipamento ou o pedido no qual o item será utilizado. Dessa forma, o controle de materiais e os relatórios de custos ficam muito mais precisos.

 

Ainda no caso da Federal Mogul, as informações são disponibilizadas em tempo real para todo o sistema ERP (“enterprise resource planning”, planejamento do recurso empresarial) da empresa. “Os dados do ATD nos permitem traçar um mapa que mostra o que foi usado, quando e por quem; dessa maneira podemos calcular nossas despesas por item”, diz Schwendenmann.

 

“Se o uso de ferramentas é maior em uma máquina do que em outra, o relatório mostra e a fábrica pode tomar ações corretivas”, completa. O ATD conecta-se a dois fornecedores eletrônicos de fora para automatizar a reposição do distribuidor.

 

A partir do momento em que a Federal Mogul consolidou a implementação do ATD, percebeu que teria a confiabilidade e as informações precisas para desenvolver seu processo just-in-time com seus fornecedores. Hoje, estes são responsáveis pelo abastecimento do sistema com itens em consignação, e o ATD funciona como uma “vendor machine”. De acordo com Schwendenmann esse sistema é muito mais do que o just-in-time pode ser.

 

Outro fornecedor deste sistema, a fabricante do Reino Unido Electroclass, destaca que o ATD é muito simples e traz os seguintes benefícios:

- ferramentas ficam à disposição para as pessoas autorizadas 24 horas por dia e sete dias por semana;
- as entradas e saídas podem ser rastreadas;
- o controle de estoque é feito em tempo real;
- pela maior acuracidade de saldos, os estoques podem ser reduzidos mantendo-se ou melhorando o nível de serviço;
- fornecedores têm maior facilidade de suprir as necessidades de seus clientes.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.