Armazenagem

Notícias > Armazenagem

COOP amplia capacidade de centro de distribuição

03 09 08 Coop 0013A fim de evitar rupturas, manter sua eficiência e explorar melhor o seu canal de abastecimento, a Coop – Cooperativa de Consumo acaba de negociar a locação de mais 5.500 m² de área de duas empresas de serviços em estocagem. Com este novo espaço, o Centro de Distribuição passa a totalizar 22 mil metros quadrados de área útil para estocagem.
A atual instalação do CD concentra 60% do estoque de produtos do mix da Coop e sua tarefa vai além de abastecer diariamente as 28 unidades da rede, pois também é responsável pela gestão de estoque.
De acordo com o gerente da área Rogério Lopes, a ampliação da operação permite reduzir o número de cargas entregues pelos fornecedores diretamente nas unidades, desafogando a retaguarda em cada uma delas. Outro melhoramento realizado no CD refere-se à aquisição de um sorter que agilizará as operações no sistema de distribuição via cross docking. A capacidade atual de separação de 6 mil caixas/dia vai aumentar para 18 mil, sem possibilidade de erro, quando o equipamento estiver a todo vapor nos próximos meses.
Com exceção de produtos regionais e de gêneros com curto prazo de validade, os estoques dos demais itens que compõem o mix da Coop ficam centralizados no CD. Inclusive carnes (de todos os tipos) e itens resfriados. “Como o gasto de transporte da indústria será menor, já que terá o CD como único endereço de entrega, Coop e fornecedor sentam-se à mesa para negociar melhor preço”, explica Rogério.
Todos os dias cerca de 70 caminhões, dos mais variados estados do Brasil, descarregam suas cargas no Centro de Distribuição. Grande parte delas, porém, faz pouca parada no armazém. Basicamente o tempo necessário para a carga ser conferida, separada e pegar carona nos 28 caminhões que abastecem as lojas. Para dar contar da operação geral, entram em cena 230 funcionários, divididos em três turnos de trabalho, exercendo as mais diferentes funções. Cada uma das etapas entre entrega e distribuição tem o tempo cronometrado e checadas várias vezes ao dia para que a proposta traçada flua sem contratempos durante o expediente.                           
 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.