CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Melhorias no Porto Seco de Foz do Iguaçu contribuem para eficiência

Porto seco panorâmica - click

Os caminhões que utilizam o Porto Seco de Foz de Iguaçu agora passam menos tempo na espera para carregar e descarregar suas mercadorias. Uma série de melhorias implantadas no local permitiu uma redução de 30% a 50% no tempo de permanência dos caminhões para as operações de exportação e importação diurna e noturna.

Somente na liberação de cargas de exportação, o tempo médio de atendimento caiu de 27 para 13 horas, se comparado a abril de 2012. Nas operações de importação diurna, a redução foi de 35%, passando de 57 horas no ano passado para 37 horas em abril de 2013. O resultado mais expressivo foi registrado nas operações de importação feitas à noite. Houve uma redução de 50% de no tempo de permanência dos caminhões: de 18 horas em abril de 2012, para nove horas esse ano.

 

Para alcançar esses resultados, Elog, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Receita Federal, entidades de classe e demais órgãos relacionados às atividades do Porto Seco contaram com a colaboração dos próprios usuários, que ajudaram com informações de rotina, para entrar em um acordo que possibilitasse priorizar algumas atividades e otimizar as operações no local.

 

Na operação de importação noturna, por exemplo, agora as cargas de grãos têm prioridade no cruzamento da fronteira (Ponte Internacional da Amizade), porque são cargas mais fáceis de serem analisadas, já que não são fracionadas. Após o despacho desses grãos, as demais cargas, que implicam em maior tempo de análise, entram em processo. “Com esse novo posicionamento de prioridade de carga, ganhou-se agilidade em todos os procedimentos”, explica o gerente do Porto Seco de Foz do Iguaçu, Jorge Luiz da Silva.

 

A distribuição de senhas de atendimento aos caminhoneiros também favoreceu as atividades de exportação. O modelo, adotado pela Elog em Uruguaiana, foi trazido para Foz do Iguaçu. Antes, mesmo sem toda a documentação necessária para o despacho, o responsável pela carga recebia uma senha e o caminhão era liberado para esperar no pátio.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.