Condomínios e Operadores Logísticos

Notícias > Condomínios e Operadores Logísticos

Columbia opera CD de peças da Ford

columbia-logistica-ford-pecasA Columbia Logística começa o ano de 2017 com uma nova operação logística para o centro de distribuição de peças da Ford em Simões Filho (BA).

A unidade recém-inaugurada pela Ford tem como objetivo exportar partes para outras sete fábricas da marca no mundo.
Este é o primeiro CD do Nordeste a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação. Com uma área de 1.500 m², o novo armazém conta com área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres.

O CD vai receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região Nordeste e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã. Com a globalização, as linhas que produzem os modelos Ka e EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica da Ford em Camaçari.

A entrega será feita diretamente no entreposto, de onde as exportações seguem para o destino de saída do país, através do porto de Salvador ou, em casos urgentes, por aeroporto. Anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém externo, que operava como extensão do Complexo de Camaçari.

As principais mudanças em relação ao sistema anterior incluem a realização da operação externa dentro de área alfandegada e a otimização de embalagens de exportação, com padrão global. Outros ganhos com o novo espaço são mudanças no controle diferenciado de inventário, retorno imediato ao fornecedor em caso de problemas na chegada do material e emissão de memorando de exportação para todas as peças. Esta é a segunda instalação da Ford a usar o novo sistema, com uma série de vantagens de logística, governança e diminuição na complexidade. No último mês de agosto, a Ford colocou em operação o centro de distribuição de Suzano, em São Paulo.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.