CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Yamaha cria empresa de logística

yamaha-yamalogA Yamaha inaugurou, em janeiro, uma nova empresa: a Yamalog – Yamaha Motor do Brasil Logística Ltda, com sede em Manaus (AM) e filiais na região Sudeste.

A Yamalog é a primeira empresa de logística do grupo Yamaha não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro. Segundo declarou o presidente da Yamaha do Brasil, sr. Itaru Otani, “as pessoas de todo o grupo estarão prestando atenção ao compromisso empresarial da Yamalog”. Destacou também que “em primeiro lugar a nova empresa tem que se concentrar em segurança e qualidade, como empresa logística e, em seguida, desenvolver serviços que ofereçam o máximo em benefícios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil”.

A Yamaha terceiriza o seu serviço logístico desde a fábrica até a concessionária. Após o produto finalizado na linha de montagem, começam as atividades de logística, primeiramente com a inspeção de produto, carregamento, transporte das motocicletas e produtos náuticos até o armazém de estoque. Neste centro de distribuição de produtos acabados acontece toda a gestão de estoque e organização logística de expedição para os mais variados destinos. Na etapa seguinte da operação, os produtos são levados ao porto de Manaus, de onde, via balsa, são encaminhados ao porto de Belém, para serem escoados por meio de transporte rodoviário para todo o Brasil. É uma operação cotidiana, complexa e que exige empresas comprometidas em oferecer o melhor resultado, pois um atraso qualquer nesse trajeto implica diretamente no descumprimento dos prazos de entrega assumidos com os consumidores finais.

A Yamalog começou a operar já oferecendo muitos desses serviços, como transporte e operação in house desde a saída da linha de produção, expedição da fábrica, transferência dos produtos acabados da fábrica para o CD, gestão do estoque, inventários, expedição e faturamento, disponibilização de mão de obra e também equipamentos de movimentação de materiais. Em 2018 estará presente em todas as frentes do processo de logística da empresa, passando a atuar com armazenagem e distribuição em áreas autônomas em relação aos negócios das demais empresas do Grupo no Brasil.

Vale ressaltar que embora a Yamalog pertença ao Grupo Yamaha, não terá nenhum benefício nas licitações da empresa e concorrerá com outros fornecedores de logística, assim como terá seu desempenho avaliado constantemente. Por outro lado, a Yamalog não foi criada única e especialmente para atender o Grupo, e sim para ser atuante em todos os mercados, oferecendo seus serviços a outros clientes.
A expectativa é que a Yamalog esteja preparada para assumir novos negócios a partir do terceiro trimestre de 2017.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.