Movimentação

Notícias > Movimentação

Movimentação interna mais eficiente

eficiencia-movimentacaoA eficiência na logística de entrega de materiais em áreas de trabalho é um importante passo para a melhoria de todos os processos posteriores na cadeia produtiva.

Pensando nisso, a Manserv, desenvolveu um estudo que permitiu a um de seus clientes, uma empresa do setor médico instalada em São José dos Campos (SP), alcançar um ganho em produtividade de 400% no processo.

Aplicando a metodologia PDCA (em inglês – Plan / Do / Check / Action) a empresa constatou que o seu cliente possuía deficiência no transporte de materiais, peças e ferramentais em locais distantes da oficina e base de atuação. Ao todo, o percurso para a coleta e distribuição dos materiais de manutenção predial, civil e elétrica nos locais era de 22 km, feito até então em quatro horas. O ganho de agilidade nesse processo para apenas uma hora, com o mesmo caminho percorrido, se deu com a inclusão de um veículo elétrico em substituição ao carro manual puxado por esforço humano.

Para operar o veículo o almoxarife é devidamente certificado e treinado, inclusive para o seu manuseio e carregamento elétrico. O investimento total, incluindo o equipamento e a capacitação foi de R$ 56 mil. Somente de saving anual, o projeto alcança economia de R$ 39 mil.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.