CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Lean na fábrica da Terex

lean-fabrica-terexA unidade fabril da Terex, fabricante de diversos equipamentos dos segmentos de construção e infraestrutura, localizada em Cotia-SP, passou por uma transformação na parte de gestão e controle de processos.

Recém-chegado à planta, Fernando Pantozzi, gerente industrial Senior, juntamente com Vitor Luis A. Santos, supervisor de métodos e processos Terex, implantou o método Lean de gestão visual. Em menos de seis meses, os resultados são satisfatórios. “Houve ganho de produtividade, redução de custos, participação dos colaboradores, garantindo aumento de competitividade”, afirma Pantozzi.

Ganhos

Entre várias conquistas obtidas em um curto espaço de tempo, Pantozzi relata que o mais interessante, e que fez tudo se tornar possível, foi a aderência e receptividade da equipe ao projeto. Ele conta que os profissionais conseguiram enxergar como o trabalho que executam interfere diretamente no resultado final da operação.

Há vários casos que representam a interferência positiva dos colaboradores para melhoria dos processos. Uma das sugestões possibilitou dobrar a produção em uma área, com a metade de profissionais envolvidos graças a uma simples mudança observada por um colaborador que passava despercebida até então. Assim, parte dos funcionários que executavam essa atividade foram realocados para outra área da fábrica que exigia demanda de pessoal.

A participação direta dos colaboradores já evitou o investimento de quase R$ 1 milhão na unidade para reforma de adequação de espaço. Alternativa foi obtida através da liberdade dada e ao apoio ao debate de ideias, evitamos o investimento através de uma “simples” mudança de lay out.

Com a adoção de quadros de gestão visual, foi possível expor todos os conceitos e objetivos que a empresa preconiza e dividir com toda a equipe. Chamados DIRCEMeeting - The BIG 5, o quadro central das operações concentra dados sobre os cincos pontos importantes que foram destacados pela equipe, tais como: plano, segurança, qualidade, custo e moral. O modelo para destacar os cinco pontos relevantes foi construído em conjunto com a equipe a designação DIRCE representa disciplina, rotina e consistência.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.