Serviços

Notícias > Serviços

                                                                                                                                

Boas idéiasQuanto mais entrevisto profissionais envolvidos com a sustentabilidade na logística percebo que existem dois tipos de impactos com que as empresas devem se preocupar.

 

O primeiro (e óbvio) é o efeito que uma atividade ou uma operação traz para o meio ambiente e a sociedade, por exemplo, utilizar paletes de madeira não certificada e, depois de inutilizados, descartá-los sem tratamento. Isso incentiva o desmatamento ilegal e produz lixo sem necessidade.

 

PlanejarPara eliminar esse impacto, as empresas passam a comprar paletes certificados e contratam uma empresa especializada em coleta, reciclagem e descarte correto de embalagens. Aparentemente tudo perfeito. Mas nem tanto. O problema está justamente no segundo impacto: o efeito que essa escolha causa no bolso da empresa, na produtividade da operação e no preço do produto final.

 

Ou seja: comprar paletes de madeira certificada é realmente a melhor solução? Se a empresa precisa de um volume muito grande de palete o custo da madeira certificada – normalmente mais cara – pode elevar o custo da operação e dificultar a venda do produto final (isso é apenas um EXEMPLO).

 

Se a empresa parar e pensar nesse impacto provavelmente perceberá que contratar um serviço de locação de palete (de material certificado) pode ser uma solução mais econômica, pois além de reduzir o custo de aquisição, elimina a necessidade dos serviços de coleta seletiva.

 

É nisso que as empresas têm que pensar ao assumir uma gestão de respeito socioambiental. Principalmente, porque ser sustentável é manter o crescimento, continuar produzindo, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ao meio ambiente e à sociedade.

 

Papel recilado ou certificado?Inclusive, lembro-me de um exemplo interessante do Real. O banco foi um dos primeiros a aderir ao papel reciclado em toda a empresa. Quando o Santander comprou as operações do Real resolveu juntar sua competitividade com a sustentabilidade do banco holandês: ser sustentável sim, mas sem elevar o custo da operação.

 

Por isso, o papel reciclado, mais caro que o tradicional, foi substituído por papel certificado (proveniente de vegetação plantada exclusivamente para produção de celulose). Na ocasião, o banco informou seus clientes da troca e manteve o compromisso de criar uma companhia eficiente.

 

PENSE NISSO: avalie os impactos de sua empresa, crie estratégias para reduzi-los, mas ANTES analise os efeitos que as ações adotadas trarão para a operação.

*Mauricio Miranda

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.