Serviços

Notícias > Serviços

Sustentabilidade

 

Segunda-feira saiu uma reportagem no Valor Econômico sobre a reestruturação do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&Fbovespa. Esse índice mede a saúde financeira das empresas mais sustentáveis do País, tornando-se uma boa referência para negociar ações.

Criado em dezembro de 2005, o ISE é atualizado a cada ano. Atualmente conta com 43 ações de 34 empresas, como Vivo e Sul América. Mas, segundo o jornal, precisa se tornar mais atrativo para os investidores e para as empresas, essas sentem falta de valorização dos papéis inscritos no índice.

O ISE corre contra o tempo, porque é crescente a busca de investidores por papéis “limpos”. Tanto que uma das coisas mais legais da reportagem é o depoimento do professor Luiz Rossi Júnior, do Insper. Segundo ele “o tema ganhará importância numa velocidade rápida e os fornecedores de crédito usarão esse quesito na concessão de recursos, enquanto que os consumidores na escolha de compra, afinal essas empresas oferecem menor risco de passivos com a sociedade.”

Pense nisso

Tem muita empresa de logística, principalmente transportadoras de carga, que está se mexendo para entrar na bolsa. Uma grande transportadora está sobre sigilo e em breve deve fazer sua estréia (pelo que tudo indica). Vale pensar no índice e se enquadrar aos questionários de adesão, pois o resultado tende a ser positivo.

Se o ISE se fortalecer pode chegar a ter o mesmo peso que o Dow Jones Sustainability Index tem nas decisões dos investidores de todo o mundo. O índice norte-americano inclui 317 empresas de 27 países, de “brazucas” este ano só o Itaú Unibanco e a Cemig.

Por que entrar no ISE

As empresas precisam de dinheiro para investir – principalmente na logística, que exige novas tecnologias sempre – e a bolsa pode ser uma interessante alternativa para isso. Só que quem investe já pensa no futuro e segue ideologias próprias e cada vez mais sustentáveis. Por exemplo, um grupo de investidores formado só por mulheres não compram ações de empresas de bebidas alcoólicas, justamente porque não querem incentivar o consumo de álcool. Então é bom ficar atento!

 

 

*Mauricio Miranda

 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.