Serviços

Notícias > Serviços

Passo a passo do abastecimento da Nitto Denko

Fornecer peças para a Toyota não é uma tarefa das mais fáceis.

Berço de técnicas como manufatura enxuta e just-in-time, a montadora exige que seus fornecedores mantenham constantemente a linha de montagem abastecida, porém sem excessos de componentes.

 

A também japonesa Nitto Denko, que atua há quase cem anos na produção de fitas adesivas, filmes polarizadores para LCDs, produtos de isolamento acústico para automóveis, filmes de proteção para aço inox e vários outros produtos, é uma das fornecedoras da Toyota e que, como tal, teve que se adaptar aos procedimentos da montadora. O passo a passo desta atividade, que rendeu recentemente à empresa o prêmio anual da Toyota de excelência em performance logística, conta com o apoio da Elemar, Logística, Suporte e Soluções.

abastecimento-2A eficiência logística prestada pela Elemar para a Nitto Denko começa na produção de documentação e desembaraço de mercadorias vindas da Ásia, Europa e América do Norte, com a marca de 100% dos processos desembaraçados sem problemas e sem uma única retificação de Documento de Importação (DI).

No terminal marítimo, após a geração da “presença de carga”, a liberação ocorre em dois dias. As cargas aéreas seguem para porto seco sendo também liberadas em dois dias.

Entre os serviços prestados para a Nitto Denko incluem-se rotinas operacionais que reúnem manuseio específico da carga e rigoroso controle eletrônico e documental de todas as fases, acompanhado em tempo real pelo cliente.

Após a chegada da carga, todas são classificadas eletronicamente por meio de leitor óptico integrado a um WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns) de última geração. Com esse procedimento, é possível identificar exatamente o que está disponível em cada andar do armazém.

A Nitto Denko, assim como seus clientes com acesso devidamente autorizado, verificam pela internet todas as posições do estoque e conferem o andamento do processo, sabendo, por exemplo, se uma mercadoria está separada, embalada ou se passou para a área de transporte.

Muitos clientes da Elemar autorizam empresas que compram seus produtos a fazer seus pedidos diretamente no site da prestadora de serviços logísticos, gerando automaticamente documentação para pagamento que, ao ser aprovado, dá sinal verde para o início da separação de produtos e produção da remessa solicitada.

abastecimento-3Atendimento em 20 minutos


A Nitto Denko, por sua qualidade e diversidade de linhas de produtos, tem uma enorme variedade de clientes em diversos setores, cada um exigindo um desempenho diferente da Elemar.

 

Na área automotiva, o reconhecimento da Toyota à eficiencia logística da Nitto Denko refere-se ao atendimento de sua linha de montagem, que obedece ao padrão just in time.

Todos os dias, infalivelmente, sempre no mesmo horário, um veículo de transporte é enviado pela montadora até o armazém da Elemar e deve sair do local em exatamente 20 minutos.

 

O pedido feito deve estar pronto e devidamente colocado em caixas na posição exata esperada pela linha de montagem. Se por ventura uma certa peça não foi requisitada em um determinado dia, até mesmo uma caixa com os dizeres – caixa vazia – precisa estar devidamente posicionada no esquema da embalagem final.

 

Esta colocação requer também o manuseio de peça por peça, se guindo princípios de proteção à integridade do produto exigidos pela Nitto Denko e pelos padrões da montadora.

Parte dos produtos comprados pela Toyota necessitam de refrigeração. Para isso, a Elemar, em conjunto com o cliente, elaborou um projeto específico para a implantação de câmara fria no armazém da Elemar, onde os produtos permanecem armazenados em uma temperatura interna que não pode ser inferior a 10ºC ou superior a 15ºC e o cliente tem ainda à sua disposição, on line, o mapeamento da temperatura da câmara, minuto a minuto, ou seja, tendo assim a garantia de que a qualidade do produto permanecerá inalterada.

 

abastecimento-4

abastecimento-6

abastecimento-5


“De um modo geral as empresas de logística não gostam de ter que alterar sua rotina de trabalho em função daquilo que o cliente precisa. Na Elemar estamos habituados a funcionar, em muitos casos, como uma espécie de área de logística avançada do cliente. Não nos limitamos a desembaraçar mercadorias, fazer documentação, receber, estocar e entregar. Fazemos um diagnóstico completo da atividade do cliente, agindo como uma consultoria. Estruturamos toda a operação dentro do que o cliente precisa e preparamos nossa equipe para um atendimento dedicado”, comenta o diretor geral da Elemar, Adilson Vieira de Araújo.

abastecimento-7As ações da empresa para os clientes incluem planejamento de importação e exportação, desde o embarque internacional, despachos aduaneiros, armazenagem, transporte e distribuição, além de entregas técnicas, sendo as operações baseadas em estrutura composta por escritórios e armazéns no Brasil e no exterior, - em Miami (EUA), Assunção (Paraguai) e Lima (Peru) - e com representantes em 89 países, o que garante estrutura global de atendimento

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.