CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

CD do Boticário é certificado no Nordeste

boticario-cd-leedO Grupo Boticário acaba de dar um grande passo em sustentabilidade com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de seu centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos (BA).

É o primeiro CD do Norte/Nordeste do Brasil a obter essa certificação. Este é um resultado da preocupação constante da empresa em implementar medidas para melhorar os impactos sociais e ambientais nos negócios e na sociedade.

O centro de distribuição do Grupo Boticário de São Gonçalo dos Campos (BA) começou a operar em abril de 2014. Com R$ 155 milhões em investimentos, a unidade atende à demanda de distribuição de cosméticos e perfumaria para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Moderno e automatizado, o CD conta com tecnologia de ponta, com transelevador e linhapicking by light capaz de expedir 1.800 caixas de produtos e separar 42 mil peças por hora. Ele foi construído em um terreno de 300 mil metros quadrados e tem, inicialmente, 25.000 metros quadrados de área construída com espaço para estocagem de 16.000 posições-pallets. Este é o segundo centro de distribuição do Grupo Boticário que, desde 2010, mantém uma unidade logística com características e dimensões similares em Registro (SP).

No CD a economia da água potável pode chegar a 85%, já os esforços energéticos são reduzidos em 23%, enquanto 80% dos resíduos de obra foram desviados do aterro, ou seja, reciclados ou reutilizados. Lá é possível destacar as seguintes ações e resultados:
Água:
Louças e metais eficientes
Vasos sanitários com descarga de duplo acionamento;
Captação de água da chuva - Utilização em vasos e mictórios.
Energia:
Aproveitamento de iluminação natural
Telhado branco - Reflete a luz do sol e não deixa passar calor para o ambiente interno, reduzindo o consumo de ar condicionado.
Sensores de presença
Transporte:
Estímulo aos colaboradores para que utilizem o transporte fretado;
Vagas para colaboradores que praticam a carona solidária;
Vagas preferenciais para veículos eficientes e de baixa emissão
Bicicletário e vestiários.
Materiais Recicláveis
Coleta de resíduos recicláveis
Resíduos de obra
Materiais regionais - Os produtos utilizados na construção do CD foram preferencialmente adquiridos de fornecedores localizados em um raio de 800 km, contribuindo, assim, para a redução de emissões de GEE no transporte.
Qualidade do ar interno
Materiais com baixa emissão de COV - Os produtos usados possuem baixos índices ou nenhum COV (componente orgânico volátil) em sua composição.
Plano de qualidade do ar interno durante a construção
Armazenagem adequada dos materiais, para preservar a saúde e o bem-estar dos instaladores e dos ocupantes.
Política de limpeza verde

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.