CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Cadastro Nacional de Produtos na nuvem otimiza os negócios

gs1 worldmap.jpg

Os integrantes da cadeia de suprimentos (fabricantes, distribuidores e varejo) contam agora com o Cadastro Nacional de Produtos (CNP) como serviço na nuvem. Desenvolvido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o CNP é uma plataforma que centraliza o cadastro da numeração de identificação de cada item ou produto na cadeia.

A numeração que serve como base para o cadastro é o GTIN (Número Global de Item Comercial) e o GLN (Número Global de Localização), códigos de padrão mundial certificados pela GS1.

 

A partir de um cadastro padronizado, as companhias que buscam ferramentas para facilitar a gestão e o controle da numeração de itens cadastrados sob padrões globais conseguem agilizar a logística, economizar em processos administrativos e até contribuir com preservação do meio ambiente a partir da redução de emissão de documentos físicos. Como todas as informações sobre os produtos centralizadas e alimentadas no cadastro pelas empresas integrantes da cadeia, sua localização e identificação podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo em que haja acesso.

 

O CNP na internet substitui o Sistema de Gerenciamento de Números (SGN), que precisava ser instalado no computador do associado. Agora, com a ferramenta na nuvem, evita-se a perda dos itens que ficavam armazenados nos computadores.

 

O GTIN é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado mundialmente pela GS1. Também conhecido por código EAN, é atribuído para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é usado para recuperar uma informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados.

 

Já o GLN, é uma referência que identifica qualquer localização legal ou física, funcional ou operacional dentro de uma empresa ou entidade organizacional. Ele pode identificar localizações físicas como companhias inteiras, subsidiárias, filiais, divisões ou escritórios regionais. Também possibilita localizações funcionais ou operacionais na empresa, caso de um departamento de contabilidade, um armazém ou portão de armazém, um ponto de entrega, um ponto de transmissão ou, até mesmo, indivíduos específicos, quando necessário.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.