Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

Zatix implementa tecnologia Omnilink na frota da JBS Transportadora

VolksnetA solução de monitoramento e gestão de frotas Omnilink, da Zatix, e a telemetria Volksnet, que oferece uma completa plataforma de soluções para mercado de transportes, estão sendo utilizadas com sucesso pela JBS Transportadora, unidade de negócios da JBS, na operação simultânea do gerenciamento de risco de carga e jornada de trabalho dos motoristas, na integração de sistemas e redução de custos operacionais, além do rastreamento e monitoramento no transporte de mercadorias.
Trabalhando com a Zatix desde 2006, a JBS Transportadora precisava de uma solução unificada que lhe permitisse atuar em conformidade com a lei que regulamenta o controle da jornada de trabalho dos motoristas, além de garantir a segurança da frota contra furtos.
Em 2008, quando a JBS Transportadora tinha sede em Andradina, a Zatix instalou os equipamentos para teste na empresa que, na ocasião, utilizava outras tecnologias. Os rastreadores se mostraram tão eficientes que, após alguns meses, a JBS fez a transição e adquiriu mais de 100 unidades.
O processo de implementação, instalação e configuração durou aproximadamente três meses.  De fácil acompanhamento e controle, se ajustou à necessidade da JBS de forma estável e flexível e vem contribuindo para a logística e auditorias tanto de processos quanto de mercadorias.
Todos os motoristas da frota foram treinados individual e gradativamente, acompanharam demonstrações e receberam orientações passo a passo sobre o uso e manuseio da nova tecnologia.
Com uma frota de 1.300 caminhões, a utilização dos serviços da Zatix é uma grande vantagem para a JBS Transportadora, pois mesmo que haja alteração nas tecnologias, a plataforma faz os ajustes necessários mantendo o mesmo padrão de operação. A possibilidade de realizar upgrades e integrações aproveitando sistemas externos ou já existentes é um diferencial importante que gera redução de custos e promove agilidade.
O uso destas soluções possibilitou também consolidar a integração das macros de logística com as ferramentas de Recursos Humanos da JBS, o que trouxe benefícios para a auditoria de premiação e vencimento de CNH pela área. Permitiu, sobretudo, realizar as configurações necessárias com segurança e adaptável à operação da empresa. 
Paralelamente, a área de Novos Negócios da JBS buscava eliminar desperdícios advindos do mau uso dos veículos da frota e realizar o rastreamento e monitoramento do transporte das mercadorias. A empresa operava com outros sistemas de rastreamento até a unificação para o sistema Omnilink da Zatix que, a partir de 2011, passou a gerir 100% da frota.
“As tecnologias da Zatix são soluções maduras e com alto grau de segurança em processos críticos do negócio, garantindo o monitoramento e entrega da carga dentro dos padrões exigidos pelo cliente”, explica o gerente de marketing da Zatix, André Moreto.
“O equipamento Omnilink se faz extremamente necessário para a rotina da JBS. Todo o controle de jornada da empresa se baseia na sua utilização, na qual as macros são integradas com o sistema de ERP, compondo assim o cartão ponto do condutor e gerando posteriormente o seu pagamento”, afirma Leandro Ferraz, gerente de Risco da JBS.
O alto nível de integração das atividades da empresa proporcionados pelo Omnilink aliado às soluções Control Fleet e Volksnet possibilitam também o controle da premiação dos motoristas, sua segurança e a da empresa com relação a furtos e roubos de carga.
 

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.