Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

Kimberly-Clark... Big Data, IoT e Inteligência Artificial

kimberly clarkPara quem não conhece, a Kimberly-Clark é uma empresa de classe mundial, está na relação "Fortune 500", uma das TOP 25 Supply Chain (Gartner) e suas marcas de produtos de higiene pessoal, entre as quais: Huggies, Kleenex e Scott, chegam a uma em cada 4 pessoas por dia, em 175 países.

Laboratório de Inovação
A Kimberly-Clark patrocina o “K-Challenge”, evento anual que convida empreendedores, empresas iniciantes e outros inventores a desenvolver inovações por meio do Laboratório de Inovação Digital da Kimberly-Clark (D'Lab) - http://www.kcdlab.com/. Esse investimento em inovação tecnológica contribui para a Kimberly-Clark adaptar e aplicar algumas das melhores ideias em suas próprias operações.

Análise de Dados
A Kimberly-Clark gera muitos dados de várias fontes internas, como gastos com vendas e marketing e fontes externas como Nielsen, aplicativos da Web, desempenho de lojas e informações de compras. Até que eles adotassem uma plataforma desenvolvida pelo Tableau, Amazon Redshift e Panoply, seus dados residiam em sistemas complexos e inflexíveis, onde várias fontes de dados dificultavam o uso. Atualmente, consolidar dados é mais simples e acessível a mais profissionais dentro da organização e eles economizaram tempo (oito horas semanais) e dinheiro (US$ 250.000 ao longo de dois anos) porque gastam muito menos tempo coletando e classificando os dados e mais tempo interpretando os mesmos.

Internet das Coisas
Monitorar e gerenciar remotamente as condições de sanitários já é possível a partir do aplicativo Intelligent Restroom. O estado dos sanitários de determinada instalação pode ser fundamental na forma como os seus usuários percebem o serviço. Sensores em dispensadores de sabonete, purificadores de ar, portas de entrada entre outros dados já são enviados para o aplicativo localizado na “nuvem”. Os gestores das instalações (serviços) podem assim acessar os dados a partir de dispositivos móveis ou desktop e monitorar, em tempo real, a condição dos sanitérios sem a necessidade de estar no local. O estudo piloto do aplicativo Intelligent Restroom mostrou que o número de suprimentos utilizados diminuiu em 20% quando o aplicativo foi implantado.

Simplificando a Supply Chain
A cadeia de suprimentos global que a Kimberly-Clark opera a partir de sua diversificada linha de produtos é enorme e complexa. Análises conduzidas por dados em toda a Supply chain - desde o planejamento, manufatura, gestão de parceiros e entrega - ajudam a Kimberly-Clark a simplificar e resolver as complexidades inerentes à sua cadeia de suprimentos, além de focar no “valor” em todo o processo.

Vendas e Marketing
Em um programa piloto nas lojas Walmart na China, a Kimberly-Clark alavancou grandes volumes de dados gerados diariamente nos pontos de venda, visando impulsionar as vendas e identificar novas oportunidades de negócios. Eles fizeram uma parceria com a Retail Solutions Inc. para rastrear vendas e estoque em tempo real. Este sistema pode analisar, com precisão, conjuntos de dados massivos para garantir que o inventário de cada produto e de cada loja seja otimizado.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.