CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

TCP atrai cargas com investimento no modal ferroviário

 

TCP vista aerea
Um ano após iniciar um projeto de investimentos para fortalecer o modal ferroviário como opção de transporte de contêineres entre exportadores e o Porto de Paranaguá, o TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá está atraindo para suas operações cargas que antes não passavam pelo terminal, provenientes de exportadores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Atualmente, cerca de 12% dos contêineres movimentados mensalmente pelo terminal chegam ao TCP através dos dois ramais ferroviários que acessam diretamente o pátio. “Movimentamos em média 40 mil contêineres por mês, sendo que hoje, mais de 5 mil são movimentados via ferrovia”, afirma Luiz Antonio Alves, CEO do Terminal. Cargas refrigeradas (em especial, frango e bovinos), madeira e soja estão entre os setores que mais vem utilizando o modal.


Alves informa que, até um ano atrás, o volume era de 1.600 contêineres/mês transportados via ferrovia. “Com a criação de nossa subsidiária de logística integrada, o TCP Log, passamos a investir no modal ferroviário, para torna-lo uma alternativa efetiva e competitiva de transporte entre o produtor e o porto, assim como acontece em outros países”, explica ele. Para isso, o TCP fez parcerias estratégicas com a Brado Logística, com armadores e com exportadores, além de investir na duplicação da linha ferroviária, em novos e modernos equipamentos (Reach Stakers, entre outros) e na melhoria da gestão operacional.

 

Utilizado com sucesso em portos de referência em todo o mundo, como em Nova Iorque (Estados Unidos), Mumbai (Índia), Roterdam (Holanda) e Antuérpia (Bélgica), locais onde responde muitas vezes por mais da metade do volume movimentado no terminal, o modal ferroviário oferece diversas vantagens para o transporte de contêineres. Além da segurança e dos custos até 30% mais competitivos, ele emite 67% menos CO2 na atmosfera em comparação com o modal rodoviário e tem maior confiabilidade no tempo de trajeto.

 

O CEO do TCP destaca que a demanda reprimida dos clientes por um transporte mais eficiente na ferrovia já atinge 9 mil contêineres mensais o que deve impulsionar ainda mais a movimentação deste modal no terminal. “Além das cargas que estamos atraindo para Paranaguá, acreditamos que o volume de soja transportada em contêineres por trilhos crescerá significativamente”, diz.

 

Outra iniciativa do TCP será a utilização do modal ferroviário para o transporte de cargas de importação, projeto que deve ter início no 1º trimestre de 2015. No modelo, as cargas importadas serão nacionalizadas dentro do TCP e, posteriormente, transportadas através ferrovia para os postos avançados que o Terminal mantém em sua área de influência.

 

“Com uma boa gestão do fluxo de produtos e insumos exportados via modal ferroviário, utilizaremos os contêineres que retornariam vazios para o transporte de importação, otimizando o tempo de trânsito para exportadores e importadores, além de permitir reduções de custos para nossos clientes e economias de escala”, explica Luiz Antonio Alves.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.