CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Movimentação de telescópio gigante

carga-projeto-telescopioA AZ LOG e a Bretas Broker desenvolveram uma carga de projeto para a movimentação de um telescópio de 23 toneladas.

O equipamento, denominado PanEos, chegou à Brazópolis (MG) em quatro contêineres de 40 HC (o maior existente), e está sendo instalado no Pico dos Dias, a 1.864 metros de altitude.

O transporte do equipamento contou com uma série de desafios, a começar pela comunicação com a equipe russa da Roscosmos (agência espacial Russa), responsável pelo projeto de monitoramento espacial e montagem do equipamento. A liberação da carga no porto de Santos foi outro dificultador, uma vez que o telescópio é um produto bastante específico e vem desmontando, o que não torna possível a sua identificação pelos auditores da Receita Federal. Devido a isso, foi preciso acionar um perito certificante nomeado pela própria Aduana, com competência na área, que está acompanhando toda a montagem do equipamento, e somente poderá emitir o laudo para desembaraço aduaneiro após o mesmo estar completamente montado.

“Devido à complexidade do equipamento e ao seu alto valor tecnológico, o equipamento necessita ser manuseado e montado por técnicos do próprio fabricante. Esses técnicos são de nacionalidade russa e somente essa equipe treinada e perita tem condições de separar e manusear adequadamente cada item e montá-los de maneira correta para que, então, se forme o telescópio”, explicou Bruno Albernaz, da AZ LOG – Logística Internacional.

Além das questões burocráticas, foi preciso um cuidado especial no desembarque e no transporte rodoviário, por ser uma carga extremamente sensível. “A desova teve de ser feita com todo o cuidado para não comprometer o equipamento. Além disso, tivemos que transportar as partes maiores do telescópio em uma estrada muito estreita e íngreme, que dá acesso ao topo do Pico dos Dias. Ao todo, tivemos cerca de 30 pessoas envolvidas nessa etapa”, destacou Bruno.

Avaliado em R$ 12 milhões, o telescópio é usado para monitorar lixo espacial, evitando alterações no posicionamento de satélites e possíveis colisões com foguetes. A carga de origem russa chegou ao porto de Santos e foi despachada para o porto seco de Varginha pela Bretas Broker Comércio Exterior e pela AZ LOG – Logística Internacional.

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.