Menos badalada que os drones, existe uma tecnologia “pronta” há muito existente que é bem mais provável de fazer a maior parte das entregas da última milha em futuro próximo: a bicicleta.
Inovar tem sempre custos acrescidos, e nem sempre podemos acertar rapidamente neste processo, envolve fazer testes, e depois de termos um produto pronto a lançar já não conseguimos ter o auxílio do departamento responsável pela redução de custos necessária para esse processo de criação, o departamento de compras. O processo de desenvolvimento de um novo produto tem de ser acompanhado pela estratégia de compra, de modo a conseguirem as matérias-primas de menor custo, ou mesmo alternativas aos produtos utilizados.
A pessoa que assiste a uma partida de futebol pela TV acompanhando os comentários via rede social, que compra o café na loja famosa dos seriados do serviço de streaming ou que pesquisa preços na internet antes de comprar na loja física talvez não saiba o que é omnichannel, mas já vivencia isso há muito tempo. Para o consumidor não existe uma tendência, mas sim uma realidade e uma necessidade que precisa ser atendida.
O estado de São Paulo apresentou taxa de vacância estável no terceiro trimestre de 2018, apesar da entrada de novo inventário no mercado de condomínios logísticos. O resultado é visto como positivo, de acordo com o estudo da Colliers International Brasil, que analisa os dados medidos trimestralmente. A taxa, que se manteve em 24%, resistiu à entrega de novos 84,5 mil m² para locação, 73% a mais que no trimestre anterior, quando o inventário entregue foi de 48,8 mil m².
A conta pelo abandono de outros modais, para favorecer o transporte rodoviário, chegou e, com juros, para o setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
Seguindo uma tendência global, os principais mercados econômicos do mundo investem cada vez mais em novas tecnologias que os tornem mais rápidos e eficientes, como o setor logístico.
Um dos pontos críticos da operação de um e-commerce é a gestão do estoque. Ela pode ser feita em três modelos principais: o próprio, o terceirizado e o crossdocking.
A Logística do e-commerce será o mais recente impulsionador de mudanças no formato das redes de distribuição, assumindo-se como um dos grandes marcos da evolução logística no varejo, desde que na década de 1970 a maior parte das lojas eram abastecidas por entregas diretas dos fornecedores e nos anos 80 se iniciou o processo de centralização através de centros de distribuição controlados pelas empresas.
A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.