Série Tecnologia da Informação

Artigos > Série Tecnologia da Informação

Simule a realidade

simulearelaidadeAntes de investir muitos milhões em suas operações logísticas, já pensou em simular e economizar alguns destes milhões?

A simulação é a modelagem de um processo real, por meio de um software computacional, que nos permite avaliar a melhor solução operacional antes mesmo de transformá-la em realidade.

 

No passado, era muito comum ver os profissionais que se dedicavam ao projeto

de novas operações (engenheiros, arquitetos, etc.) construindo maquetes estáticas de fábricas, armazéns e centros de distribuição. Aqueles que não podiam investir tanto na representação visual do modelo, se apoiavam em desenhos técnicos, feitos em folhas de vegetal e ilustrados com templates de recursos operacionais.

 

Com o advento dos softwares de desenho (ex.: AutoCAD), os projetos ganharam melhor visibilidade (2D e 3D) mas ainda eram representados de forma estática. Ou seja, para análise de capacidades, filas, sazonalidades e outras variáveis importantes na operação, as equipes de projetos tinham que recorrer à ferramentas complementares, como softwares de pesquisa operacional, planilhas eletrônicas, etc.

 

E foi neste contexto que surgiram os simuladores computacionais, agregando as funções gráficas dos softwares de desenhos com as funções analíticas que propiciam uma visibilidade dinâmica das operações.

 

Evolução das ferramentas no planejamento de operações

 

simulearelaidade2

 

Evolução dos simuladores

 

A equipe de projetos da IMAM Consultoria desenvolve projetos com simulação desde 1996 e, entre os vários projetos que demandaram a técnica, foram utilizadas as mais diversas soluções disponíveis no mercado.

 

Flexibilidade de programação, visibilidade “3D”, relatórios estatísticos de desempenho, cenários “what-if”, ferramentas de otimização, entre outras, foram algumas das funcionalidades que evoluíram muito nos últimos anos.

 

Atualmente, é o software FlexSim que a equipe da IMAM Consultoria tem adotado em seus projetos, pois o seu grau de evolução, nas funcionalidades obrigatórias e desejáveis, tem superado as demais tecnologias.

 

A evolução da tecnologia é contínua e, como profissionais responsáveis pelos projetos, devemos buscar desenvolvê-los com a melhor tecnologia disponível, mas claro, desde que a mesma atenda as expectativas de retorno sobre o investimento.

 

Metodologia

 

Para desenvolver uma simulação, identificar qual o real objetivo e seguir uma metodologia bem estruturada é fundamental considerar os quatro passos a seguir:


• Passo 1 - Importar o layout em formato AutoCAD DFX ou DWG e adicionar objetos para representar cada uma das etapas do processo logístico, fabril ou ainda administrativo;
• Passo 2 - Ligar de maneira análoga aos softwares mais simples de fluxogramas, cada um dos objetos, por meio de conexões que representam a sequência do processo;
• Passo 3 - Detalhar cada objeto selecionado com os parâmetros de processamento, tais como: tempo do processo; sazonalidades; estatísticas; qualidade, opções de visualização, etc.
• Passo 4 - Avaliar os indicadores e preparar um painel de instrumentos para facilitar o processo de análise e tomada de decisão.
• Passo 5 - Executar o modelo e retornar para o passo 1.

 

A IMAM Treinamento e Consultoria realizará no dia 29 de abril, em São Paulo, o Workshop Automação da Logística. Para obter mais informações sobre o evento acesse o site www.imam.com.br ou entre em contato por telefone (11) 5575-1400 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.