DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

399

começando com a letra:

E

  • E&OE – ERROR AND OMISSION EXCEPTED  veja ERRO E OMISSÃO ESPERADOS

  • E-BUSINESS  

    É a estratégia de inserção da empresa na Internet com o objetivo de automatizar suas atividades em várias áreas, como as comunicações internas e externas, a transmissão de dados, os controles internos, o treinamento de pessoal e os contatos com fornecedores e clientes. Termo que é mais freqüentemente aplicado aos negócios resultantes do uso da tecnologia digital e da Internet como principal meio de comunicação e interação.

  • E-COMMERCE  

    É o nome dado ao sistema comercial com a capacidade de realizar transações envolvendo troca de bens ou serviços entre duas ou mais partes de forma automática, utilizando a Internet. Mais que uma transação ou intercâmbio de pagamentos, o comércio eletrônico ajuda a gerar demanda para produtos ou serviços, melhorando a comunicação, o gerenciamento de pedidos e pagamentos. Isso permite minimizar custos mediante a redução dos valores de transação e dos processos dos negócios. O e-commerce é parte integrante do e-business. Refere-se a usar a Internet, comunicações digitais e aplicativos da tecnologia da informação para possibilitar o processo de compra ou venda. Alguns especialistas definem e-commerce como todas as etapas que ocorrem em qualquer ciclo de negócios usando a tecnologia acima descrita. Outros, como compras feitas por consumidores ou empresas pela Internet. Uma outra definição engloba as transações de suporte à TI,como a venda de código de computador por programadores on-line.

  • E-CRM  

    É o conceito que envolve o CRM e o e-commerce, permitindo que o CRM desfrute das mesmas vantagens das aplicações disponíveis via Internet.

  • E-FULFILLMENT  

    Processo completo de atendimento de um pedido do cliente via internet.

  • E-LOGISTICS  

    Gerenciamento logístico e operações da cadeia de abastecimento conduzidas via internet, especialmente sincronizando o transporte de mercadorias e a emissão da documentação.

  • E-MARKETPLACE  

    Comunidade de vendedores e compradores onde pode-se oferecer, encontrar e negociar preços, além de executar transações em tempo on-line.

  • E-PROCUREMENT  

    Modelo de suprimentos baseado em Web. São sistemas que automatizam o processo de busca de parceiros e concorrências para a compra de materiais produtivos (que serão usados diretamente no produto final da empresa, como peças de um carro) e não-produtivos (dos quais a empresa precisa para funcionar, como material de escritório).

  • E-SUPPLY CHAIN  

    Um conceito em que todos os participantes de uma cadeia de abastecimento estão conectados eletronicamente em rede para, simultaneamente, responder às necessidades dos clientes finais.

  • EADI – ESTAÇÃO ADUANEIRA DO INTERIOR  

    Denominação substituída por “Porto Seco”.

Página 1 de 40

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.