DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

145

começando com a letra:

G

  • GOOD MOVEMENT  veja MOVIMENTO DE PRODUTO

  • GOODS TO MAN  veja MERCADORIAS ATÉ O HOMEM

  • GOODWILL  Trata-se da imagem que a empresa tem no mercado. Um dos valores intangíveis que uma empresa adquire perante fornecedores e clientes. É promovido gerando mais negócios em troca de bom serviço, previsões e planos de compartilhamento, trabalhar em conjunto para solucionar problemas, desenvolvimento e pesquisa mútua, etc.

  • GOVERNMENT BILL OF LANDING  veja CONHECIMENTO DE EMBARQUE GOVERNAMENTAL

  • GPRS – GENERAL PACKET RADIO SERVICE  veja SERVIÇO GERAL DE PACOTES POR RÁDIO

  • GPS – GLOBAL POSITIONING SYSTEM  veja SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL

  • GRÁFICO DE CONTROLE  (CONTROL CHART)

    1. Comparação gráfica dos dados de desempenho do processo com os limites de controle pré-determinados e calculados. Os dados de desempenho do processo consistem normalmente de grupos de medições selecionados na seqüência de produção regular que preservam a ordem. A principal utilidade dos gráficos de controle é a detecção das causas determináveis da variação no processo em contraposição às variações aleatórias. O gráfico de controle é uma das sete ferramentas da qualidade. 2. É a representação gráfica do desempenho de uma característica do processo no tempo. São registrados os valores estatísticos dessa característica e os seus limites de controle. Ela tem dois usos básicos: para avaliar se um processo está sob controle e como auxílio para obter e manter o controle estatístico.

  • GRÁFICO DE GANTT  (GANTT CHART)

    Sinônimo de cronograma, onde as atividades são graficamente visualizadas como barras horizontais acompanhando uma escala de tempo (time line). No Gantt de controle é possível acompanhar o progresso do projeto (realizado) comparando com a linha de base (planejado), que permite apresentar a cronologia do projeto.

  • Gráfico de seqüências  (SEQUENCE CHART)

    Simples representação gráfica de uma característica ou de um processo, mostrando valores plotados de algumas estatísticas coletadas de um processo (em geral, valores individuais) e uma linha central (em geral, a mediana desses valores) que pode ser analisada via seqüências. Veja também Gráfico de contRole.

  • GRANELEIRO  (BULK CARRIER)

    1. Meio de transporte projetado para cargas secas homogêneas não embaladas, como grãos, minério de ferro ou carvão. 2. Compartimento simples, aberto com grades laterais, frontais e traseiras, destinado ao transporte a granel.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.