DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

323

começando com a letra:

F

  • FABRICAÇÃO DISPERSADA  (DISPERSED MANUFACTURING)

    Fabricação de um produto único em diferentes localidades ou fabricação em uma localização mais apropriada para esta atividade específica.

  • FABRICAÇÃO EM CAMADA  (TIERED MANUFACTURING)

    Um conceito lançado na indústria automotiva no qual um grupo de fornecedores diretamente abastece uma montadora principal, chamados de fornecedores de primeira camada. Os fornecedores que abastecem os fornecedores diretos são os fornecedores de segunda camada. Os fornecedores que abastecem os fornecedores de segunda camada são os fornecedores de terceira camada e assim por diante.

  • FABRICAÇÃO EM FLUXO  (FLOW MANUFACTURING)

    Uma estratégia projetada para auxiliar as empresas a produzir um produto de qualidade num menor tempo de produção ao menor custo possível, reduzindo o tempo de ciclo, minimizando estoques e aumentando os giros no estoque. Enfoque da produção com o mínimo de interrupções em um processo real de qualquer atividade, ou entre atividades de produtos similares. O tempo de transferência é virtualmente eliminado, integrando o movimento do produto na operação real do recurso que está realizando o trabalho.

  • FABRICAÇÃO EM LINHA  (IN LINE MANUFACTURING)

    Produção na qual produtos seguem caminhos lineares diretos sem retrocessos ou desvios.

  • FABRICAÇÃO EM LOTE  (BATCH MANUFACTURING)

    Produção de materiais em programas discretos, intercalados com outras operações da produção.

  • FABRICAÇÃO EM MASSA  (MASS MANUFACTURING)

    Processo de produção em grandes quantidades, caracterizado pela especialização de equipamentos e mão-de-obra.

  • FABRICAÇÃO FOCALIZADA  (FOCUSED MANUFACTURING)

    Conceito segundo o qual cada instalação de produção deve ser especializada, de alguma maneira, para torná-la competitiva.

  • FABRICAÇÃO FOCALIZADA NO PROCESSO  (PROCESS FOCUSED MANUFACTURING)

    Operação de fábrica que produz muitos produtos únicos em lotes relativamente pequenos, que fluem ao longo de diferentes caminhos pela fábrica exigindo freqüentes preparações de máquina; também chamada “job shop”.

  • FABRICAÇÃO FOCALIZADA NO PRODUTO  (PRODUCT FOCUSED MANUFACTURING)

    Operação de fábrica ou de serviço na qual há somente alguns projetos de produto/serviço padronizado: os produtos/serviços geralmente são produzidos para estoques de bens acabados e os índices de produção de produtos e serviços individuais, geralmente são maiores que seus índices de demanda.

  • FABRICAÇÃO INTERMITENTE  (INTERMITTENT MANUFACTURING)

    Processo de produção no qual um produto específico é fabricado com interrupções em um período determinado.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.