DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

658

começando com a letra:

P

  • PACKING  veja EMBALAGEM

  • PACKING AND MARKING  veja EMBALAGEM E MARCAÇÃO

  • PACKING GROUP RISK  veja GRUPO DE RISCO DE EMBALAGEM

  • PACKING LIST  veja ROMANEIO

  • PACOTE  (PACKAGE)

    Envoltório apropriado ou estojo diretamente aplicado ao produto para sua proteção e preservação.

  • PACOTE DE FABRICAÇÃO  (SHOP PACKET)

    Pacote de documentos usado para planejamento e controle da movimentação de um pedido no chão de fábrica. O pacote pode incluir uma ordem de fabricação, folhas de operação, plantas de engenharia, listas de separação, folhas de movimentação, folhas de inspeção e folhas de tempos.

  • PADRÃO  (STANDARD)

    Regras estabelecidas e/ou aceitas por meio de um critério que atende a satisfação do usuário do produto. Todos os itens são fabricados com as mesmas especificações e características expostas no padrão.

  • PADRão BÁSICO DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS  (BASIC MATERIAL HANDLING STANDARD)

    Método de cálculo do tempo para a realização de uma operação logística por um operador ou por um equipamento de movimentação de materiais. O método de cálculo implica em uma decomposição das atividades de movimentação de materiais em operações elementares (gestos e deslocamentos realizados por um operador com ou sem equipamento), os quais correspondem aos padrões de tempo ou tempos médios de execução estabelecidos previamente pelo instituto de formação nas técnicas de implantação e movimentação de cargas. A soma desses tempos corresponde ao tempo básico de operação a partir do qual calcula-se o tempo real de operação que leva em conta as dificuldades ou retardamentos inerentes aos tempos de percurso (índice de percurso ou de deslocamento), e o tempo de execução (TE) que leva em conta a fadiga relacionada à repetição das tarefas realizadas (coeficiente de fadiga). Uma taxa de comprometimento dos operadores permite então calcular o tempo alocado à realização de um conjunto de tarefas (TE / Tempo de comprometimento). Estes diferentes tempos são medidos utilizando a análise de tempos.

  • padrão da qualidade  (QUALITY STANDARD)

    Um modelo da qualidade imposto que deve ser seguido.

  • PADRÃO DESCRITIVO DE MATERIAIS (PDM)  (MASTER DATA MANAGEMENT – MDM)

    1. É o sistema que determina como devem ser identificados e classificados de forma inequívoca, isto é, precisa, unificada e uniformizada, todos os materiais sob o domínio da organização. 2. É um sistema para identificar, caracterizar, classificar e parametrizar de forma inequívoca, precisa, unificada e uniforme todos os materiais sob o domínio da empresa e nas suas relações comerciais.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.