começando com a letra:
Q
Confiança de que o produto ou serviço de fornecedor preencherá as necessidades de seus clientes. Esta confiança é alcançada criando um relacionamento entre o cliente e o fornecedor que assegure que o produto será aprovado para uso com mínima ação corretiva e inspeção. De acordo com J.M.Juran, existem nove atividades primárias necessárias: (1) Definir exigências de qualidade do produto e programa; (2) Avaliar fornecedores alternativos; (3) Selecionar fornecedores; (4) Conduzir planejamento conjunto da qualidade; (5) Cooperar com o fornecedor durante a execução do contrato; (6) Obter prova de conformidade com as exigências; (7) Certificar fornecedores de qualidade; (8) Conduzir programas de aperfeiçoamento da qualidade conforme necessário; e (9) Criar e usar índices de qualidade do fornecedor.
Metodologia capaz de avaliar o serviço recebido, articulando-se nas seguintes fases: classificação dos clientes por grupos homogêneos, identificação dos indicadores externos de serviço relevantes para o conjunto de clientes, elaboração e aplicação do questionário preliminar a um grupo de clientes representativo e colaborador, análise das respostas e elaboração do questionário definitivo, aplicação do mesmo à amostra total, análise das respostas e atribuição dos valores numéricos às avaliações específicas e dos pesos aos indicadores.
Criação de capacidade e responsabilidade do colaborador para produzir qualidade 100 por cento das peças no processo de produção. As etapas de inspeção podem, então, ser eliminadas. É fazer certo desde a primeira vez.
Princípio que reduz o tempo de processo de negociação planejado, eliminando ineficiências do processo.
Características positivas ou negativas as que o cliente vê num produto ou serviço. É um aspecto muito subjetivo da qualidade. Esta é uma situação difícil de ser definida, mensurada, atingida e mantida. A aura legendária que cerca as Ferraris é um bom exemplo.
Sistemática documentada usada para qualificar e classificar itens, processos, sistemas ou fornecedores, após terem sido aprovados em exames, testes ou auditorias com esta finalidade específica.
As características técnicas e mercadológicas que uma empresa deve apresentar para ser um concorrente viável no mercado. Por exemplo, uma empresa pode procurar competir nas características que não sejam de preço, mas para qualificá-la a competir, seus custos e os preços relacionados devem estar dentro de uma determinada faixa a ser considerada por seus clientes.
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