DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

51

começando com a letra:

Q

  • Qualidade assegurada do fornecedor  (SUPPLIER ASSURED QUALITY)

    Confiança de que o produto ou serviço de fornecedor preencherá as necessidades de seus clientes. Esta confiança é alcançada criando um relacionamento entre o cliente e o fornecedor que assegure que o produto será aprovado para uso com mínima ação corretiva e inspeção. De acordo com J.M.Juran, existem nove atividades primárias necessárias: (1) Definir exigências de qualidade do produto e programa; (2) Avaliar fornecedores alternativos; (3) Selecionar fornecedores; (4) Conduzir planejamento conjunto da qualidade; (5) Cooperar com o fornecedor durante a execução do contrato; (6) Obter prova de conformidade com as exigências; (7) Certificar fornecedores de qualidade; (8) Conduzir programas de aperfeiçoamento da qualidade conforme necessário; e (9) Criar e usar índices de qualidade do fornecedor.

  • QUALIDADE DO SERVIÇO RECEBIDO  (PERCEIVED QUALITY SERVICE)

    Metodologia capaz de avaliar o serviço recebido, articulando-se nas seguintes fases: classificação dos clientes por grupos homogêneos, identificação dos indicadores externos de serviço relevantes para o conjunto de clientes, elaboração e aplicação do questionário preliminar a um grupo de clientes representativo e colaborador, análise das respostas e elaboração do questionário definitivo, aplicação do mesmo à amostra total, análise das respostas e atribuição dos valores numéricos às avaliações específicas e dos pesos aos indicadores.

  • QUALIDADE NA FONTE  (QUALITY AT SOURCE)

    Criação de capacidade e responsabilidade do colaborador para produzir qualidade 100 por cento das peças no processo de produção. As etapas de inspeção podem, então, ser eliminadas. É fazer certo desde a primeira vez.

  • QUALIDADE NOS PROCESSOS DO NEGÓCIO  (BUSINESS QUALITY PROCESS)

    Princípio que reduz o tempo de processo de negociação planejado, eliminando ineficiências do processo.

  • Qualidade percebida  (NOTICED QUALITY)

    Características positivas ou negativas as que o cliente “vê” num produto ou serviço. É um aspecto muito subjetivo da qualidade. Esta é uma situação difícil de ser definida, mensurada, atingida e mantida. A aura legendária que cerca as Ferraris é um bom exemplo.

  • Qualificação  (QUALIFICATION)

    Sistemática documentada usada para qualificar e classificar itens, processos, sistemas ou fornecedores, após terem sido aprovados em exames, testes ou auditorias com esta finalidade específica.

  • QUALIFICADOR NO ATENDIMENTO DE PEDIDO  (ORDER QUALIFIER)

    As características técnicas e mercadológicas que uma empresa deve apresentar para ser um concorrente viável no mercado. Por exemplo, uma empresa pode procurar competir nas características que não sejam de preço, mas para qualificá-la a competir, seus custos e os preços relacionados devem estar dentro de uma determinada faixa a ser considerada por seus clientes.

  • QUALITY ASSURANCE  veja GARANTIA DA QUALIDADE

  • QUALITY ASSURED SUPPLIER  veja FORNECEDOR COM QUALIDADE ASSEGURADA

  • QUALITY CONTROL (QC)  veja CONTROLE DE QUALIDADE

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.