DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

110

começando com a letra:

V

  • VALOR ECONÔMICO AGREGADO  (ECONOMIC VALUE ADDED – EVA)

    Índice que mede a criação de valor para os acionistas de uma empresa ou unidade de negócios, também mede a capacidade desta empresa ou unidade gerar mais valor que seu custo total de capital. Medição da verdadeira lucratividade de uma operação focalizado sobre o custo total dos ativos, custos de operação, inventário, entre outros.

  • VALOR LOGÍSTICO AGREGADO  (LOGISTIC VALUE ADDED – LVA)

    Incorpora fatores como tempo de ciclo do pedido e entrega na quantidade certa do produto.

  • VALOR PARA O ACIONISTA  (SHAREHOLDER VALUE)

    Combinação de rentabilidade (receita e custos) e capital investido (capital de giro e capital fixo).

  • VALOR TOTAL DE RELACIONAMENTO  (TOTAL VALUE RELATIONSHIP)

    O relacionamento estabelecido por uma empresa compradora com uma vendedora atendendo a um produto ou serviço focalizado no relacionamento entre estas, buscando uma inovação nos produtos/serviços oferecidos. Geralmente está relacionado a duas empresas que estão alinhadas à junção de sua cadeia de abastecimento e estão competindo com outras empresas que também possuem um relacionamento muito estreito na cadeia de abastecimento, onde estas empresas estão todas competindo pelos mesmos clientes.

  • VALORAÇÃO DO estoque  (INVENTORY ACCOUNTING)

    Processo da contabilidade que trata da avaliação do estoque. O estoque pode ser registrado ou avaliado usando-se um sistema perpétuo ou periódico. Um registro de inventário perpétuo é atualizado freqüentemente ou em tempo real, enquanto que um registro de inventário periódico é contabilizado ou medido em intervalos de tempo fixos, por exemplo, mensalmente. Os métodos de avaliação estoque são PEPS ou custo médio ponderado.

  • VALORIZAÇÃO DO ESTOQUE  (INVENTORY VALUATION)

    Tratamento contábil dado ao valor do estoque com o propósito de determinar o custo dos produtos vendidos.

  • VALUE ADDED  veja VALOR AGREGADO

  • VALUE ADDED ACTIVITY  veja ATIVIDADE DE VALOR AGREGADO

  • VALUE ADDED NETWORK (VAN)  veja REDE DE VALOR AGREGADO

  • VALUE ADDED RATIO  veja ÍNDICE DE VALOR AGREGADO

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.