DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

262

começando com a letra:

L

  • LSP – LOGISTIC SERVICE PROVIDER  veja OPERADOR LOGÍSTICO

  • LTC – LESS THAN CARLOAD  veja CARGA INFERIOR A UM VAGÃO

  • LTL – LESS THAN TRUCK LOAD  veja CARGA INFERIOR A UM CAMINHÃO

  • LUCRATIVIDADE DIRETA DO PRODUTO  (DIRECT PRODUCT PROFITABILITY)

    Um método contábil utilizado para determinar a contribuição de cada SKU para o lucro global por meio do refinamento das margens brutas dentro de uma rede de contribuições. Os custos diretos relacionados a estes SKUs são incorporados.

  • LUCRO ANTES DOS JUROS E DOS IMPOSTOS  (PROFIT BEFORE INTEREST AND TAX – PBIT)

    Lucro financeiro gerado antes da dedução dos impostos e dos juros devidos nos empréstimos. Também chamado de lucro operacional.

  • LUCRO ANTES DOS JUROS E IMPOSTOS  (EARNINGS BEFORE INTEREST AND TAXES – EBIT)

    Medida do poder de lucro de uma empresa a partir das operações existentes, igual ao lucro (receitas menos custo de vendas, despesas operacionais e impostos) antes da dedução dos pagamentos dos juros e dos impostos.

  • LUCRO DIRETO POR PRODUTO  (DIRECT PROFIT PER PRODUCT)

    Método desenvolvido inicialmente na década de 60 para os produtos de tempero e que consiste em estimar o custo da passagem de um produto através dos diversos elos da cadeia logística. O lucro direto por produto consiste numa avaliação da contribuição de cada produto para a rentabilidade. Na margem bruta por produto retiram-se os custos de movimentação de materiais, armazenagem, transporte, ou ainda da mão-de-obra que estiver diretamente relacionada.

  • LUCRO OPERACIONAL ATRAVÉS DA ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO E ESTOQUE  (OPERATIONAL PROFIT THROUGH TIME AND INVENTORY MANAGEMENT – OPTIM)

    Método de representação gráfica para visualização dos lead times, estrutura de custo e estoques em vários pontos da cadeia de suprimentos.

  • LUMPER  veja AJUDANTE

  • LUMPY DEMAND  veja DEMANDA IRREGULAR

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.