DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

289

começando com a letra:

M

  • MTS – MAKE-TO-STOCK  veja FABRICAR PARA ESTOQUE

  • MTTR – MEAN TIME TO REPAIR  veja TEMPO MÉDIO PARA REPARO

  • MTTR – MEDIUM TIME TO REPAIR  veja TEMPO MÉDIO PARA REPARO

  • Muda  

    Qualquer atividade que consuma recursos sem agregar valor ao cliente. Dentro dessa categoria geral, é útil distinguir entre muda tipo 1 que consiste das atividades que não podem ser eliminadas imediatamente e muda tipo 2, as atividades que podem ser rapidamente eliminadas por kaizen. Veja também PERDA.

  • Mudança de processo  (PROCESS CHANGE)

    É qualquer mudança no conceito de processamento que poderia alterar a capabilidade processo em atender às necessidades do produto. Isto incluirá maquinário ou equipamento de produção novo, diferente ou remodelado, que poderia mudar a característica da peça que está sendo processada de uma forma que não seria passível de medição no processamento normal de inspeção; a utilização de materiais alternativos aprovados pela engenharia, novos conceitos de processamento, incluindo mudanças importantes na seqüência de operação, e mudanças nos compostos químicos que são parte do produto.

  • MUDANÇA LÍQUIDA  (NET CHANGE)

    Abordagem pela qual o plano das necessidades de materiais é parcialmente regenerado no computador. Sempre que há necessidade de mudança nas necessidades, estoque ou lista de materiais, uma explosão parcial é processada somente nos componentes afetados pela mudança.

  • MULTI LOAD  veja MULTI-CARGA

  • MULTI-CARGA  (MULTI LOAD)

    Veículo de carga utilizado principalmente para carregar produtos perigosos em volumes em tanques ou silos, onde os diferentes compartimentos contém diferentes materiais.

  • MULTI-DROP  veja MÚLTIPLAS ENTREGAS

  • MULTIFOLHADO  (MULTIWAL)

    Recipiente (saco) formado de várias folhas de papel, destinado a acondicionar produtos em pó, ou granulados.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.