DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

863

começando com a letra:

C

  • CADEIA KANBAN  (KANBAN CHAIN)

    Um ou mais sistemas kanban se relacionam para abastecer a montagem de um componente ou um item.

  • CADEIA LOGÍSTICA  (LOGISTIC CHAIN)

    Conjunto de empresas independentes (consideradas como elos de uma corrente), coordenando-se na realização das atividades (de abastecimento, produção e distribuição) para garantir a circulação dos produtos ou serviços desde sua concepção até o fim de suas vidas úteis (serviços pós-venda e logística de descarte dos produtos).

  • caDÊNCIA  (DRUMBEAT)

    A cadência em que uma empresa fabrica seus produtos. Usada para cadenciar todas as operações de uma fábrica ou de uma cadeia de abastecimento. Veja também TAKT TIME.

  • CAE – COMPUTER AIDED ENGINEERING  veja ENGENHARIA AUXILIADA POR COMPUTADOR

  • CAGED STORAGE  veja ESTOCAGEM DE ACESSO CONTROLADO

  • CAIS  (QUAY/WHARF)

    Parte de um porto destinada à atracação ou ancoradouro de embarcações, na qual se efetua o embarque e desembarque de passageiros e carga. Área de doca paralela que permite a carga e descarga de um navio ou embarcação de um dos lados.

  • CAIXA  (BOX)

    Recipiente com os lados, fundo e tampa contínuos e fechados, podendo ser hermético ou não, fabricado de madeira, de compensado, de papelão, de plástico, arame ou metal. Contentor para acondicionamento dos itens.

  • CAIXA DE PAPELÃO  (CORRUGATED CASE)

    Caixa de papelão onde os itens/materiais são colocados.

  • Caixa móvel  (SWAPBODY)

    Unidade concebida para o transporte de mercadorias, geralmente não reforçada para ser empilhada quando não carregada, similar a um contêiner, mas com dimensões diferentes: largura: 2,50m; altura: 2,62m; comprimento: 7,15 – 13,60m.

  • CAIXA PRINCIPAL  (MASTER CARTON)

    Uma caixa utilizada como caixa de expedição para pacotes menores. É utilizada principalmente como proteção. Permite simplificar a movimentação dos materiais por meio da redução do número de pacotes a serem manuseados.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.