DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

323

começando com a letra:

F

  • FABRICAÇÃO POR PROJETO  (PROJECT MANUFACTURING)

    Um tipo de processo de manufatura usado para grandes itens ou estruturas, em geral exclusivos, que exigem uma capacidade de projeto customizado (projeto sob pedido). Este tipo de processo é altamente flexível e pode suportar uma ampla gama de projetos do produto e de alterações de projeto. A manufatura do produto normalmente usa um arranjo físico com posições fixas.

  • FABRICAÇÃO REPETITIVA  (REPETITIVE MANUFACTURING)

    Produção de unidades discretas, planejadas e executadas conforme um programa, geralmente em volumes e velocidades relativamente elevados. O material tende a mover-se em fluxo contínuo durante a produção, mas pode-se produzir itens diferentes seqüencialmente naquele mesmo fluxo.

  • FABRICAÇÃO SINCRONIZADA  (SYNCHRONISED MANUFACTURING)

    Sistema de planejamento e controle da produção no qual os processos de uma organização trabalham juntas para atingir a sincronização dos processos.

  • FABRICAÇÃO SOB ENCOMENDA  (TAILOR MADE)

    Produto ou serviço customizado, feito sob encomenda conforme especificação do cliente.

  • FABRICANTE CONTRATADO  (CONTRACTED MANUFACTURER)

    O termo empregado para uma empresa que realiza produção para outra.

  • FABRICANTE ORIGINAL DO EQUIPAMENTO  (ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER – OEM)

    Fabricante que compra e incorpora os produtos de outro fornecedor a seus próprios.

  • FABRICAR PARA ESTOQUE  (MAKE TO STOCK)

    Os produtos são completados antes do recebimento de um pedido de cliente e, de um modo geral, produzidos de acordo com uma previsão de vendas.

  • FABRICAR SOB PEDIDO  (MAKE TO ORDER)

    Estratégia de manufatura em que a empresa dispara o processo de engenharia (especificação e projeto do produto acabado) e de produção após formalizado um pedido pelo cliente.

  • FABRICATION LEVEL  veja NÍVEL DE FABRICAÇÃO

  • FACE DE SEPARAÇÃO  (PICKING FACE)

    É a localização, num armazém, onde a separação do pedido de parte de um palete é realizada.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.