DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

25

começando com a letra:

J

  • JSA – JOINT SUPPLIER AGREEMENT  veja ACORDO CONJUNTO COM OS FORNECEDORES

  • JUST IN SEQUENCE (JIS)  

    Modelo de gestão da manufatura que considera o abastecimento de componentes na linha de montagem nas quantidades e momentos necessários e na seqüência de montagem realizada.

  • JUST IN TIME (JIT)  

    Filosofia de manufatura baseada na eliminação de toda e qualquer perda e na melhoria contínua da produtividade. Envolve a execução com sucesso de todas as atividades de manufatura necessárias para gerar um produto final, desde a engenharia do projeto à entrega, incluindo todas as etapas de conversão de matéria- prima em diante. Os elementos principais do just-in-time são ter somente o estoque necessário, quando necessário; melhorar a qualidade tendendo a zero defeitos; reduzir lead times diminuindo os tempos de setup, filas e tamanhos de lote; revisar gradualmente as operações e realizar tudo isto a um custo mínimo. De forma ampla, aplica-se a todas as formas de manufatura, seções de trabalho e processos, bem como atividades repetitivas e por projetos.

  • JUST IN TIME II (JIT II)  

    Operações gerenciadas pelo fornecedor que ocorrem dentro da instalação de um cliente. O JIT II foi popularizado pela Bose Corporation. Os representantes do fornecedor, chamados de ‘internos’, colocam os pedidos para suas próprias empresas, auxiliando os compradores do cliente nessa tarefa. Muitos também se envolvem mais profundamente, por exemplo, participando nos projetos de desenvolvimento de novos produtos e no planejamento da produção (planejamento simultâneo).

  • JUST ON TIME (JOT)  

    Modelo de gestão da manufatura que considera o abastecimento dos materiais necessários do exato momento de sua necessidade, sincronizando o fluxo de materiais sem a formação de qualquer estoque (supermercado no JIT).

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.