DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

658

começando com a letra:

P

  • PADRÃO VOLUNTÁRIO DE COMÉRCIO ENTRE RAMOS DE ATIVIDADE  (VOLUNTARY INTERINDUSTRY COMMERCE STANDARD – VICS)

    É uma associação internacional fundada em 1986 com o propósito de melhorar a eficiência e eficácia de toda cadeia de abastecimento. foi pioneira na implementação de padrões inter-empresariais e resposta rápida que simplificou o fluxo de produtos e informações entre varejistas e seus fornecedores.

  • PADRÕES ÉTICOS  (ETHICAL STANDARDS)

    Conjunto de diretrizes para conduta correta por parte dos profissionais de negócios.

  • PADRONIZAÇÃO  (STANDARDIZATION)

    Processo de estabelecimento de uniformidade na fabricação e utilização dos itens, assegurando o mínimo de qualidade no funcionamento do produto e intercambialidade do mesmo

  • PADRONIZAÇÃO DA REDE DA INFORMAÇÂO DO ARMAZÉM  (WINS – WAREHOUSE INFORMATION NETWORK STANDARD)

    É um protocolo de comunicação de transações entre empresas, mias usualmente empregado na indústria de varejo.

  • PAGAMENTO ANTES DA ENTREGA  (CASH BEFORE DELIVERY – CBD)

    Um termo de vendas no qual o comprador paga ao transportador o preço dos produtos antes da entrega, o vendedor assume o risco do comprador recusar os produtos.

  • PAGAMENTO CONTRA ENTREGA DE DOCUMENTO  (CASH AGAINST DOCUMENT – CAD)

    Termos de pagamento: se o comprador de produtos paga os produtos contra transferência de documentação, autorizando-o a receber os produtos do transportador.

  • PAGAMENTO CONTRA EXPEDIÇÃO  (CASH COLLECTION SHIPMENT – CCS)

    Expedição para a qual não se estende crédito. Nesta situação, os custos de frete devem ser pagos antes da expedição ser liberada do transportador ao consignatário.

  • PAGAMENTO NA ENTREGA  (CASH ON DELIVERY – COD)

    Pagamento de transporte de cargas que é pago somente depois que a carga é descarregada e estando sob a responsabilidade do destinatário.

  • PAGER  Sistema de comunicação por onde uma pessoa está conectada via um Pager individual. Geralmente restrito ao alcance de uma área limitada e sem a possibilidade de usar a voz para a comunicação.

  • PAINEL  (DASHBOARD)

    Ferramenta de medição de desempenho usada para coletar um resumo dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)/indicadores de uma empresa. Os dashboards e scorecards devem ser fáceis de leitura e normalmente possuem indicadores visuais do tipo “vermelho, amarelo, verde” para alertar quando a empresa não estiver atingindo suas metas nos indicadores. De forma ideal, um dashboard ou scorecard deve ser multifuncional por natureza e incluir medidas financeiras e não-financeiras. Além disso, os scorecards devem ser atualizados regularmente - pelo menos mensalmente - e semanalmente nas funções-chave tais como, manufatura e distribuição, onde as atividades são críticas ao sucesso de uma empresa. A filosofia dos dashboards e scorecards também pode ser aplicada aos parceiros externos da cadeia de abastecimento, tais como fornecedores, para garantir o alinhamento dos objetivos e práticas dos fornecedores.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.