DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

145

começando com a letra:

G

  • GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO  (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM)

    Processo de integração que combina as funções da logística desde o gerenciamento de materiais, com a compra de matérias-primas e/ou componentes, tecnologia de informação e funções de planejamento estratégico, visando ao atendimento do consumidor de produtos e/ou serviços. Abordagem integral que envolve questões fundamentais relacionadas à cadeia de abastecimento como estratégias funcionais, estrutura organizacional, tomada de decisão, administração de recursos, funções de apoio, sistemas e procedimentos.

  • GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO REVERSA  (REVERSE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT)

    É o processo que administra a logística reversa.

  • GERENCIAMENTO DA CADEIA DE DEMANDA  (DEMAND CHAIN MANAGEMENT – DCM)

    É a sincronização das necessidades do cliente com o fluxo de materiais em toda a cadeia de abastecimento a fim de obter um equilíbrio.

  • GERENCIAMENTO DA CADEIA DE VALOR  (VALUE CHAIN MANAGEMENT)

    Planejamento, organização e controle dos valores da cadeia de suprimentos.

  • GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE  (CAPACITY MANAGEMENT)

    É a função de estabelecer, medir, monitorar e ajustar os limites ou níveis de capacidade, com o objetivo de executar os programas de fabricação e decidir sobre os planos de produção, MPS, MRP e lista de prioridades. A gestão da capacidade é executada em quatro níveis: planejamento de recursos, planejamento preliminar da capacidade, planejamento das necessidades de capacidade além do controle das entradas e saídas.

  • GERENCIAMENTO DA DEMANDA  (DEMAND MANAGEMENT)

    Função de controle e gestão de toda a demanda dos produtos para assegurar que o planejamento mestre seja cumprido. Compreende as atividades de previsão, entrada de pedidos, compromisso de entrega, necessidade dos armazéns, pedidos entre plantas e necessidades de reposição .

  • GERENCIAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA  (PHYSICAL DISTRIBUTION MANAGEMENT – PDM)

    É o processo de gerenciamento das funções de distribuição.

  • GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA  (STRATEGIC LOGISTIC MANAGEMENT – SLM)

    É o processo que gerencia as estratégias logísticas da organização.

  • GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA  (LOGISTIC MANAGEMENT)

    Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque de produtos semi-acabados, produtos acabados e do fluxo de informações relativo a eles, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.

  • GERENCIAMENTO DA LOGÍSTICA REVERSA  (REVERSE LOGISTIC MANAGEMENT)

    É um modelo de negócio sistemático que aplica as melhores metodologias de administração e engenharia logística através da organização para que feche, de forma útil, o ciclo na cadeia de abastecimento.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.