DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

54

começando com a letra:

H

  • HORA-MÁQUINA  (MACHINE HOUR)

    O montante de tempo, em horas, que uma máquina está realmente produzindo. As horas-máquina, ao contrário das horas de mão-de-obra, podem ser usadas para planejamento da capacidade em termos de programação e para alocação de custos.

  • HORÁRIO DE PICO  (PEAK HOUR)

    O período do dia ocupado na rede de transporte, particularmente quando as pessoas estão se locomovendo entre casa e o local de trabalho ou vice versa. Usualmente medido pelo incremento do número de veículos em trânsito comparado a um tráfego normal.

  • HORÁRIO FLEXÍVEL  (FLEXTIME)

    Acordo no qual os funcionários podem escolher a jornada (o número de horas de trabalho diário), desde que cumpram um número estabelecido de horas definidas pelo empregador num determinado período.

  • HORIZONTAL CAROUSEL  veja CARROSSEL HORIZONTAL

  • HORIZONTE DE PLANEJAMENTO  (PLANNING HORIZON)

    Período de tempo ao qual um plano específico relaciona-se, expresso em unidades de tempo conforme acordo mútuo. Em um sistema MRP, o horizonte de planejamento é determinado pelo período de tempo que vai desde a data presente até uma data futura em que os planos de materiais são gerados. Deve abranger pelo menos o lead time cumulativo de compra e fabricação, e geralmente é um período relativamente extenso. Janela de tempo ou prazo limite para o qual se consideram válidas as premissas e alternativas para identificar os cenários futuros em que se insere a empresa para efeito de planejamento. O comprimento do tempo para cada demanda planejada.

  • HORIZONTE DE PREVISÃO  (FORECAST HORIZON)

    Período de tempo no futuro para o qual é preparada uma previsão.

  • HORIZONTE FIRME DA DEMANDA  (DEMAND TIME FENCE)

    1. Um ponto no tempo dentro do qual a previsão não é mais alterada nos cálculos da demanda total e dos estoques disponível projetado. 2. Em alguns contextos, o período de tempo da demanda pode corresponder a um ponto no futuro dentro do qual as mudanças no programa-mestre devem ser aprovadas por uma autoridade acima do programador-mestre. Entretanto, observe que os pedidos dos clientes ainda podem ser prometidos dentro do período de tempo da demanda sem a aprovação de uma autoridade superior caso houver quantidades disponíveis para promessa (ATP).

  • horizonte firme de planejamento  (PLANNING TIME FENCE)

    Um ponto no tempo, estipulado no horizonte de planejamento do processo de programação-mestre, que marca um limite dentro do qual as mudanças no programa poderão afetar desfavoravelmente os programas dos componentes, os planos de capacidade, as entregas aos clientes e o custo. Fora do horizonte firme de planejamento, os pedidos dos clientes podem ser alterados e as mudanças no programa-mestre podem ser feitas dentro das limitações do plano de produção.

  • Hoshin Kanri  veja DESDOBRAMENTO DE METAS

  • HOSPEDAGEM  (HOSTING)

    Soluções mantidas em um provedor de TI (serviço terceirizado)

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.