DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

289

começando com a letra:

M

  • MANUFATURA AUXILIADA POR COMPUTADOR  (COMPUTER AIDED MANUFACTURING – CAM)

    Automação das técnicas de sistema de manufatura, incluindo controle numérico, controle de processo, robótica e planejamento dos recursos da manufatura.

  • MANUFATURA CELULAR  (CELLULAR MANUFACTURING)

    Processo de fabricação de famílias de peças dentro de um arranjo de máquinas, operadas por pessoas multifuncionais.

  • MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR  (COMPUTER INTEGRATED MANUFACTURING – CIM)

    Sistemas computacionais de integração das operações de fabricação. Inclui soluções de CAD/CAE/CAM.

  • Manufaturabilidade  (MANUFACTURABILITY)

    Atributo do projeto de um componente ou produto final que demonstra o grau de facilidade ou complicação para fabricar o item. Veja PRODUCIBILIDADE.

  • MANUSEIO  (HANDLING)

    É todo e qualquer movimento do material com as mãos. Trata-se de uma atividade cujo deslocamento do material ocorre em curtas distâncias (menor que um metro). Este manuseio pode ser efetuado empregando-se alguns dispositivos mecânicos, mas não existe o tal “manuseio mecânico”, exceto se executado por robôs de transferência.

  • ManutenAbilidade  (MAINTAINABILITY)

    É o conjunto das características qualitativas e quantitativas combinadas, referentes ao projeto e instalação, que permitem o cumprimento dos objetivos operacionais com mínimas despesas, incluindo mão-de-obra, pessoal qualificado, equipamento de teste, informações técnicas e facilidades, sob condições operacionais nas quais serão realizadas manutenções programadas e não-programadas.

  • MANUTENÇÃO  (MAINTENANCE)

    Combinação de todas as ações técnicas, econômicas e administrativas visando manter ou alterar a condição de um item para que possa desempenhar a função necessária.

  • Manutenção corretiva  (CORRECTIVE MAINTENANCE)

    Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida. (ABNT NBR 5462-1994)

  • MANUTENÇÃO EM ÓTIMAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS  (MAINTENANCE IN OPTIMAL OPERATING CONDITIONS)

    Conjunto de métodos (análise das necessidades, manutenção preventiva e corretiva, etc.) posto em prática para garantir a taxa máxima de disponibilidade dos equipamentos em função das limitações de custos impostos pela empresa.

  • Manutenção planejada  (PLANNED MAINTENANCE)

    Tipo de manutenção organizada através de planos que definem a seqüência das ações de manutenção ao longo de um ciclo.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.