DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

51

começando com a letra:

Q

  • QUANTIDADE DE RE-PEDIDO  (REORDER QUANTITY)

    1. Em um sistema de controle de estoques de quantidade fixa de re-pedido, a quantidade fixa que deve ser pedida cada vez que o estoque disponibilizado (o disponível mais o encomendado) cair até ou abaixo do ponto de re-pedido. 2. Em um sistema de quantidade variável de re-pedido, a quantidade pedida de tempos em tempos varia.

  • QUANTIDADE DE SEPARAÇÀO  (PICKING QUANTITY)

    A quantidade de separação é a decomposição por pedido de separação de acordo com a unidade de medida definida pela SKU.

  • QUANTIDADE DOS PEDIDOS COM BASE NA DEMANDA  (DEMAND-BASED ORDER QUANTITY)

    Sistema de pedidos que usa a previsão ou a demanda obtida para um ou mais períodos futuros (em vez de uma quantidade fixa como no lote econômico).

  • QUANTIDADE LOGÍSTICA ECONÔMICA  (ECONOMIC LOGISTIC QUANTITY – ELQ)

    Representa a quantidade que minimiza o custo logístico total. Significa que você deve minimizar os custos por meio da combinação dos custos de compra, fabricação, transporte e armazenagem.

  • QUANTIDADE MÁXIMA POR PEDIDO  (MAXIMUM ORDER QUANTITY)

    Uma quantidade do pedido na qual, a princípio, não deve ser excedida.

  • QUANTIDADE PADRÃO POR LOTE  (STANDARD BATCH QUANTITY)

    Quantidade de um item que é usada como base para especificar as necessidades de materiais da produção. Geralmente usada pelos fabricantes que usam componentes em quantidades bem pequenas.

  • QUARANTINE WAREHOUSE  veja ARMAZÉM DE QUARENTENA

  • QUARENTENA  (QUARENTINE)

    Período de tempo, originalmente quarenta dias, em que os materiais devem permanecer separados dos demais, em reserva, aguardando liberações.

  • QUARTEIRIZADOR LOGÍSTICO  (FORTH PARTY LOGISTICS – 4PL)

    Prestador de serviços terceirizado, responsável pela contratação e administração de serviços prestados por operadores logísticos terceirizados à organização-cliente.

  • QUATRO ps  (FOUR Ps)

    Conjunto de ferramentas e marketing para direcionamento das ofertas de negócios ao cliente. Os quatro Ps são: produto, preço, ponto de venda e promoção.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.