DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

320

começando com a letra:

T

  • TAXA DE SERVIÇO LOGÍSTICO  (LOGISTIC SERVICE RATE)

    Indicador do desempenho de uma atividade ou de um processo logístico que permite indicar o grau de realização dos objetivos logísticos determinados. A taxa de serviço logístico geralmente é calculada com base no número de pedidos (eventualmente o faturamento da empresa) fornecidos conforme expectativas do cliente e/ou consumidor final na hora certa e sem atrasos, sobre o número total de pedidos a realizar.

  • TAXA MÍNIMA DE RETORNO  (HURDLE RATE)

    Taxa mínima de retorno aceitável em um projeto.

  • TBCF – TO BE CALLED FOR  veja A SER SOLICITADO

  • TCO – TOTAL COST OF OWNERSHIP  veja CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE

  • TEAM BUILDING  veja FORMAÇÃO DE EQUIPE

  • TECA – TERMINAL DE CARGA AÉREA  (AIRCARGO TERMINAL)

    Local em aeroporto onde as cargas são preparadas para embarque em aeronaves ou recebidas para transferência para outro modal de transporte.

  • TÉCNICA DE INTERPOLAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DO TAMANHO DO LOTE  (LOT-SIZE INVENTORY MANAGEMENT INTERPOLATION TECHNIQUE – LIMIT)

    Técnica para identificar grupos de produtos semelhantes em tamanhos de lote para determinar o efeito que lotes econômicos terão no estoque total, custos totais de setup e disponibilidade de máquina.

  • TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS  (PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE – PERT)

    Técnica para análise e controle das atividades de processos complexos. O tempo necessário para cada atividade é estimado de forma probabilística, baseando-se no tempo mais pessimista, no mais provável e no mais otimista. O caminho crítico mostra aquelas atividades e seu tempo associado, que influem no tempo total do projeto. Forma de visualizar as atividades como um fluxograma, em que as atividades são representadas por linhas (arcos) e as ligações (nós) correspondem a eventos definidos.

  • TÉCNICA QUALITATIVA DE PREVISÃO  (QUALITATIVE FORECASTING TECHNIQUE)

    Método de previsão baseado na avaliação intuitiva ou crítica dos envolvidos. É usado geralmente quando os dados são escassos, não disponíveis ou não mais pertinentes. Os tipos comuns de técnicas qualitativas são: intuição pessoal, estimativas da força de vendas, consenso em grupo, pesquisa de mercado, previsão visionária e o método Delphi. Exemplos incluem a elaboração de projeções de longo prazo e a introdução de novos produtos.

  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI  (INFORMATION TECNOLOGY – IT)

    Termo geralmente empregado para referir a todos os aspectos da tecnologia da computação e comunicações, incluindo hardware e software, que abrange criação, arquivo, processamento, distribuição e apresentação da informação para uma variedade de empregos, incluindo negócios logístico, educação, científico, pessoal, etc.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.