DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

110

começando com a letra:

V

  • VAN – VALUE ADDED NETWORK  veja REDE DE VALOR AGREGADO

  • VANTAGEM COMPARATIVA  (COMPARATIVE ADVANTAGE)

    Princípio baseado na idéia de que uma área se especializará na fabricação de produtos para os quais ela tem a maior vantagem ou a menor desvantagem comparativa.

  • VAnTAGEM COMPETITIVA  (COMPETITIVE ADVANTAGE)

    1. Vantagem de uma empresa sobre seus concorrentes em atrair clientes e se defender dos concorrentes. Entre as origens da vantagem estão características tais como, técnicas de manufatura, marca, qualidades das pessoas, etc., que um concorrente não consegue reproduzir sem custo e risco substanciais, por um determinado período. 2. Este conceito, às vezes chamado de “teoria” ou “lei”, estabelece que os parceiros comerciais ganham quando os países se especializam nos produtos de maior valor fabricados por eles com mais eficiência (mínimo uso dos recursos de mão-de-obra e de capital) e compram os produtos que eles não fabricam com tanta eficiência. Isto não deve ser confundido com vantagem absoluta, onde um parceiro comercial pode fabricar todos os produtos com mais eficiência do que outros. A vantagem absoluta estabelece que o melhor fabricante não deve se especializar, fabricando tudo e não comprando nenhum produto. 3. Valor criado por uma empresa a seus clientes que a diferencia claramente de seus concorrentes e oferece a seus clientes um motivo para continuarem a ser leais.

  • VÃO EM ESTRUTURA  (RACK UNIT CLEARANCE)

    Espaço disponível para movimentação das unidades estocadas em uma prateleira ou porta-palete.

  • VAPOR INIBIDOR DE COrROSÃO  (VAPOUR CORROSION INHIBITOR – VCI)

    Película aplicada principalmente em produtos de exportação que inibe a ação oxidante em superfícies metálicas.

  • VAPOUR CORROSION INHIBITOR (VCI)  veja VAPOR INIBIDOR DE CORROSÃO

  • VARIABILIDADE  (VARIABILITY)

    A dispersão apresentada pelas avaliações de eventos sucessivos resultantes de um processo comum, como a mensuração de unidades sucessivas de um produto saindo de um processo.Conceito geral para a variação no qual os valores em uma distribuição diferem uns dos outros. Também chamado de dispersão.

  • Variabilidade do processo  (PROCESS VARIABILITY)

    Intervalo de valores no qual estão localizados aqueles da característica do processo.

  • VARIABLE COST  veja CUSTO VARIÁVEL

  • VARIABLES INSPECTION  veja INSPEÇÃO POR VARIÁVEIS

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.