DICIONÁRIO

Dicionário de Logística On-line

Desenvolvido para profissionais da cadeia de suprimentos, comércio exterior, logística, manufatura, armazenagem, tecnologia, qualidade e produtividade. Inclui terminologias, acrônimos, códigos e abreviações, termos em inglês e sua correspondência em português.

145

começando com a letra:

G

  • GERENCIAMENTO DA PREVISÃO  (FORECAST MANAGEMENT)

    Processo de elaboração, verificação, correção e uso das previsões. Ele também inclui a determinação do horizonte de previsão, acurácia, freqüência, disponibilização, melhorias, etc.

  • GERENCIAMENTO DA QUALIDADE  (QUALITY MANAGEMENT)

    1. Conceito de assegurar que os serviços fornecidos atendam a padrões de qualidade pré-estabelecidos e conforme aprovação. 2. Filosofia que afirma que a qualidade deveria ser gerenciada para melhoria contínua, e não simplesmente controlada para manter determinado nível aceitável.

  • Gerenciamento da qualidade e produtividade  (QUALITY AND PRODUCTIVITY MANAGEMENT)

    Processo integrado que envolve tanto a gerência quanto os funcionários com a meta de gerenciar o projeto, desenvolvimento, produção, transferência e uso dos diversos tipos de produtos ou serviços no ambiente de trabalho e no mercado; requer envolvimento total de todos no planejamento, medição, avaliação, controle e aperfeiçoamento da produtividade e qualidade na fonte de produção ou do serviço.

  • GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL  (TOTAL QUALITY MANAGEMENT – TQM)

    Técnica utilizada para envolvimento dos colaboradores que extrai melhorias para a empresa como um todo.

  • GERENCIAMENTO DAS MUDANÇAS  (CHANGE MANAGEMENT)

    Processo que coordena e monitora todas as mudanças nos processos e aplicações dos negócios operados pela empresa, bem como em seus equipamentos, recursos, sistemas operacionais e procedimentos internos. A disciplina de gerenciamento das mudanças é realizada de forma a minimizar o risco de problemas que afetem o ambiente operacional e a prestação de serviços aos usuários.

  • GERENCIAMENTO DE CATEGORIA  (CATEGORY MANAGEMENT)

    A administração de categorias de produtos como unidades estratégicas, unidades de negócio. Técnica de gestão de categorias de produtos como centros de resultados, de forma a garantir que todas as categorias contribuam com margens de lucro positivas. Isso minimiza a possibilidade de algumas categorias de produtos serem substituídas por outras.

  • GERENCIAMENTO DE COMPONENTES E FORNECEDORES  (COMPONENT AND SUPPLIER MANAGEMENT – CSM)

    Categoria de aplicativos destinados a aumentar o reuso de projetos de componentes exclusivos ou normais e reduzir o custo de suprimentos dos componentes, com o aumento da capacidade de gerenciamento dos problemas relacionados a componentes e fornecedores. Os elementos de um sistema CSM incluem: Classificação e retirada de peças; Biblioteca de componentes; Catálogos de componentes na Internet; Gerenciamento de componentes e processos dos fornecedores.

  • GERENCIAMENTO DE DADOS DO CLIENTE  (CUSTOMER DATA MANAGEMENT – CDM)

    Sistema de informações que possibilita manter uma base de dados dos clientes para alavancar melhores resultados comerciais.

  • GERENCIAMENTO DE ESTOQUE  (INVENTORY MANAGEMENT)

    Processo que assegura a disponibilidade de produtos através das atividades de administração do inventário tais como planejamento, localização do estoque e monitoramento da validade dos produtos.

  • GERENCIAMENTO DE ESTOQUE AGREGADO  (AGGREGATE INVENTORY MANAGEMENT)

    Estabelecer os níveis globais de estoque desejados e implementar controles para assegurar que as decisões individuais de reabastecimento atinjam esta meta.

Esconde a coluna direita

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.